Finalmente foi realizada, neste domingo (9), a fase quartas de final da etapa de Margareth River do Mundial de Surfe. O potiguar Ítalo Ferreira entrou no mar para encarar um duelo de brasileiros e acabou sendo derrotado por Filipe Toledo.
Os primeiros minutos da bateria foram de baixas notas, o que provocou o potiguar a trocar de prancha para tentar uma performance melhor, e foi exatamente o que aconteceu. Na primeira descida com a prancha nova, Ítalo finalizou muito bem a onda e recebeu uma nota 8, a melhor da bateria, que garantiu a ponta da disputa para ele naquele momento ao somar com um 5.83 dos minutos iniciais.
Contudo, faltando aproximadamente sete minutos para o fim da bateria, Filipe Toledo garantiu a melhor nota dele neste domingo, 7.90, e somada a nota 6 obtida anteriormente, chegou aos 13.90 e assumiu a ponta da disputa por apenas 0.17 de diferença para os 13.73 do atual campeão mundial, Ítalo Ferreira.
Com a desvantagem Ítalo passou a precisar de uma nota 5.90 para retomar a vantagem e chegou a entrar em outras duas ondas, mas não conseguiu a pontuação necessária e ficou pelo caminho.
Com a eliminação de Ítalo, o também brasileiro Gabriel Medina respira aliviado por manter a liderança do Ranking Mundial. O potiguar, que era o único participante desta fase com condições de alcançar Medina, precisava ser campeão em Margareth River para reassumir a liderança.
Após superar Ítalo na fase quartas de final, Filipe Toledo encarou na fase seguinte o sulafricano Matthew McGillivray saiu conseguiu avançar para a grande final com um 15.16 contra 13.74. Na decisão, o brasileiro enfrentou outro atleta da África do Sul, Jordy Smith, e novamente saiu vitorioso, com 17.40 contra 14.23.
Com o resultado, Filipe assumiu a terceira posição no ranking mundial, atrás dos brasileiros Ítalo Ferreira (2º) e Gabriel Medina (1º).
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias