GARIBALDI SOBRE O MDB EM 2022: “RIGOROSAMENTE INDEFINIDO”
“Estamos rigorosamente indefinidos”. É assim que o ex-senador Garibaldi Alves Filho define a situação do MDB, hoje, para as eleições de 2022 no Rio Grande do Norte. Em uma conversa exclusiva com a coluna, por telefone, há poucos dias, o maior líder da legenda emedebista aqui no Estado disse que apenas uma coisa é certa até agora: a prioridade para a disputa do ano que vem é o deputado federal Walter Alves, seu filho.
Segundo Garibaldi, os arranjos do MDB acontecerão todos em torno das decisões do atual presidente da sigla no Estado. Lembrado que à coluna, dia desses, Walter havia declarado que “não se pode fechar portas”, ao ser questionado sobre uma possível aliança com a governadora Fátima Bezerra, em que ele sairia candidato a vice na chapa da reeleição. Garibaldi confirmou que houve articulação nesse sentido, mas ressaltou que “não teve o martelo batido”. “Foi lembrado, mas não plenamente amadurecido”, disse o ex-senador à coluna.
Um detalhe percebido no papo com Garibaldi Alves é que ele não está assim tão animado para entrar na disputa de 2022. Quando a coluna comentou que ele estava indo muito bem nas pesquisas já divulgadas, ele deu um passo para trás. “Nem tanto”, avaliou, mas sem querer especificar o motivo da ré.
AFINANDO 2022?
Ciceroneado pelo ministro conterrâneo das Comunicações Fábio Faria, o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra ganhou acessos importantes em ministérios durante a sua agenda mais recente em Brasília. Levado pelas mãos de Faria, o gestor da capital do Oeste recebeu garantias de liberação de verbas de ministros como o da Saúde, Marcelo Queiroga, e participou de uma reunião – recheada de sorrisos – com ninguém menos que o presidente nacional do PP, chefe da Casa Civil e um dos líderes do Centrão, Ciro Nogueira.
CHAPA DESEJO
A reclamação de Carlos Eduardo Alves com a ausência de seu nome em pesquisas para o Senado bate certinho com a informação que dia desses chegou à coluna, através dos bastidores, de que aliados do Governo Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa torcem para que o ex-prefeito seja o candidato a senador na chapa petista.
A REALIDADE
O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, reconheceu na 98FM o que já havia dito à mesma emissora – e foi desacreditado – o secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia: o maior problema enfrentado hoje pelas duas gestões (estadual e municipal) é a falta de repasse de recursos pelo governo federal, chamado de ‘subfinanciamento’. “Pessoas querem mascarar a falta de recursos financeiros, dizendo que é problema de gestão, e não é. É um fato que em 2021 o governo federal não deu o apoio que deveria dar”, afirmou o secretário de Saúde de Natal.
Em SP para votar na eleição das prévias do PSDB, o presidente da sigla no RN e da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, comemorou o encontro com Tomas Covas, filho do ex-prefeito da capital paulista Bruno Covas, morto em maio deste ano. E ele fez questão de registrar a ligação SP-Natal que o jovem tucano fez para o seu herdeiro, João Ezequiel. “Os jovens são o futuro da nossa nação”, escreveu. Ezequiel Ferreira, inclusive, ganhou visibilidade durante o evento tucano. É que o colégio potiguar foi o maior do Nordeste nas prévias do PSDB, com prefeitos, 25 vices, 244 vereadores e 5 deputados estaduais no RN, sendo a maior bancada das Assembleias Legislativas do Nordeste.
ANTECIPANDO
Enquanto em Brasília Bolsonaro ainda resolve se casa ou não com o PL, no RN o presidente estadual do partido, deputado João Maia, mantém conversas atualizadas com importantes correligionários. Semana passada, teve café-da-manhã com os deputados estaduais George Soares e Kleber Rodrigues e com os prefeitos Dr. Gustavo, de Assú, e Emídio, de Macaíba. “Em pauta, a luta por mais conquistas para os municípios e povo do RN”, disfarçou Maia.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias