Política

Pesquisa aponta tendência de renovação na bancada federal

Metade dos mais lembrados para a Câmara não são deputados federais, segundo pesquisa do Instituto SETA

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de novembro de 2021 às 16:00

Urna eletrônica

Pesquisa eleitoral foi divulgada nesta segunda-feira (15) – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma nova pesquisa de intenção de votos foi divulgada na última segunda-feira (15) no Rio Grande do Norte. Realizada pelo Instituto SETA por encomenda do Blog do BG, a pesquisa ouviu 1.500 pessoas em todas as regiões do Estado, entre os dias 9 e 11 de novembro. A amostragem tem uma margem de erro de 2,9% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

Os números para o Governo do Estado mostram que mais uma vez a governadora Fátima Bezerra (PT) segue com a maior preferência dos entrevistados; e, segundo os dados, se as eleições fossem hoje, Fátima seria reeleita para o cargo, visto que ela lidera todos os cenários da corrida, sejam de primeiro ou de segundo turno, nos cenários estimulado e espontâneo.

Dois cenários estimulados foram postos aos entrevistados. Em um deles, sem a presença do nome de Carlos Eduardo, o principal adversário de Fátima passa a ser o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB). No segundo cenário, a governadora aparece com a mesma intenção de votos, mas encontra menor distância para o segundo, Carlos Eduardo.

As opções para o segundo turno surgiram com três diferentes adversários para a atual governadora. Em todos ela sai vitoriosa contra Styvenson Valentim, Álvaro Dias e Carlos Eduardo Alves.

PT teria três candidatos com mais votos

A pesquisa também ouviu a preferência do eleitorado potiguar para o cargo de deputado federal. No cenário espontâneo, liderado pela deputada Natália Bonavides (PT), dois nomes que nunca tiveram mandato em Brasília aparecem na lista dos oito mais citados. O ex-governador Robinson Faria (PSD) e o atual deputado estadual Kelps Lima (SDD), que conversou com o NOVO Notícias sobre o resultado dessa pesquisa e alguns planos para 2022.

“Estou pronto para disputar a eleição de deputado federal, a nossa pré-candidatura está sendo formatada, pois no momento eu estou dedicado à CPI da Covid e não tenho o tempo necessário. Até me surpreendeu o resultado das pesquisas, tendo em vista que a gente ainda não começou a andar pelo interior do Estado e a fazer uma movimentação política dentro do partido”, diz Kelps Lima.

O parlamentar comentou ainda os primeiros passos dados em direção a 2022, como o início da formação de uma nominata para os cargos de deputado estadual e federal, que ele considera com êxito até aqui.

“A gente está muito feliz e a nossa ideia é, sim, que eu seja pré-candidato a deputado federal, e o nosso partido quer eleger dois deputados na eleição do ano que vem”, diz Kelps Lima.

No cenário estimulado, a liderança passa a ser do deputado General Girão (PSL), que aparece com 7,2% das intenções de votos. Neste cenário, as novidades se repetem com os nomes de Robinson Faria e Kelps Lima, que ganham a companhia de Jaime Calado, ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, e que nunca ocupou cargo eletivo em Brasília.

Apesar de não querer falar sobre candidatura ainda, o secretário Jaime Calado conversou com o NOVO e diz estar muito honrado com a lembrança do seu nome pelo povo potiguar.

“Eu recebo essa informação com muita humildade, alegria e gratidão, porque isso é o reconhecimento de um trabalho que não vem de hoje. Eu só vou pensar em candidatura no ano que vem, pois neste eu ainda vou trabalhar e muito, mas eu fico muito feliz de ser lembrado para a Câmara dos Deputados. É muito honroso para mim”, diz Jaime Calado.

Entre os nomes citados, além das oito primeiras colocações, também constam algumas novidades, como Major Brilhante e Lawrence Amorim; inclusive novatos nas urnas, como é o caso da assessora do Governo do Estado, Samanda Alves (PT), que entra na disputa com uma visão coletiva de ajudar o partido, mas de olho em uma vaga na Câmara, que ela julga possível de alcançar.

“É um sinal de que tem espaço e de que nosso nome está repercutindo bem, mas ao mesmo tempo vem também uma leitura de que a gente tem que trabalhar mais e mais”, diz Samanda ao comentar sobre seu nome sendo citado na pesquisa.

“Historicamente, as pessoas que compõem nominata no PT, entram com uma visão coletiva, muito embora nós tenhamos uma avaliação de que é possível ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados”, diz Samanda, otimista com a possibilidade de conquistar um espaço na bancada federal do RN.

Certa do que quer para 2022, Samanda Alves começa a agir de fato para fortalecer seu nome a partir do próximo domingo, quando o Partido dos Trabalhadores vai começar uma série de reuniões em todas as regiões do Estado, e onde ela pretende estar presente.

“O nome está à disposição do partido, e no momento em que a legislação permitir, nós confirmaremos a candidatura, porque a pré-candidatura já está confirmada, está na rua”, completa Samanda.

Para o Senado Federal, a pesquisa de intenção de votos apresentou quatro cenários distintos, sendo três estimulados e um espontâneo (ver gráfico). Nesse último, o ministro das Comunicações, Fábio Faria aparece liderando a pesquisa, e seria eleito senador da República caso as eleições fossem hoje. Em todos os cenários estimulados, o próximo senador da República seria Garibaldi Alves Filho.

Tags