Política

Coluna Daniela Freire – 08 de novembro

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de novembro de 2021 às 17:09

COLUNA – DANIELA FREIRE

Papo com Walter Alves 

“Num contexto de conversas em torno de alianças políticas, não se pode fechar portas”. Foi assim que o presidente do MDB no RN, deputado Walter Alves, respondeu à pergunta da coluna sobre a possibilidade de ele ser candidato a vice de Fátima Bezerra em 2022, numa articulação que lançaria o seu pai e ex-senador Garibaldi Alves candidato a deputado federal, deixando a vaga do Senado livre na chapa governista. Questionado sobre em que pé estão as negociações com o PT, se avançadas, em repouso ou longe de um desfecho, Walter comentou que nesse momento as conversas ocorrem “sem açodamento, ouvindo as bases”. “Para, no momento certo, tomar a melhor decisão para o partido e, sobretudo, para a construção de uma aliança que possa ajudar a transformar o nosso estado”, afirmou. Na opinião do deputado, o RN “precisa voltar a ser mais atrativo economicamente, como já foi em passado recente” e citou o período em que o Estado era chamado de “tigre ensolarado”, pelo crescimento diferenciado. “Temos potencial e precisamos gerar empregos e oportunidades para o nosso povo. Recuperar o tempo perdido”, comentou. A pedido da coluna, Walter Alves também avaliou a gestão da pandemia de covid-19 no Brasil. “Infelizmente, os números atestam que não lidamos bem com a pandemia no Brasil. Vejam, o nosso país possui 2,7% da população mundial e as mortes por covid entre brasileiros, mais de 600 mil, representam cerca de 12% das mortes que ocorreram em todo o mundo. Somos o 2° país com mais mortes em números absolutos e o 7° em números proporcionais”, destacou, apontando que “apostou-se num discurso de choque entre as medidas de proteção às vidas das pessoas e a defesa da economia”.

Prazo 

O vereador Robério Paulino, do PSOL, tem reclamado publicamente da pressa que a Prefeitura de Natal e alguns vereadores têm tido para aprovar o novo Plano Diretor de Natal. Na opinião dele, o prazo de dois meses estabelecido para a votação é “curtíssimo para um assunto tão importante para a cidade”. “Passando nas comissões como um trator, com pouca discussão. Tudo será feito em apenas dois meses”, contou o vereador à coluna.

Apertado 

Segundo o parlamentar, o plano da maioria dos edis é “passar o trator”. Robério defende que os vereadores tenham até pelo menos abril, pela relevância de tema, para discutí-lo. “Um plano que vai orientar a questão urbanística por décadas. Precisaria cautela da casa na discussão”, disse ele.

Alerta 

O RN tem cerca de meio milhão de pessoas que não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal e a “pandemia dos não vacinados”, como tem sido chamada a nova onda de covid-19 em alguns lugares no mundo, parece que quer dar as caras por aqui também, conforme apontam indicadores que monitoram a pandemia.

Hora de campanha 

Diante dos números dos não imunizados no Estado potiguar, não seria hora de o governo viabilizar uma campanha forte e direta, que atinja todos os públicos, convocando a população a tomar as doses necessárias da vacina, mostrando as consequências geradas por quem não se imuniza corretamente, como, por exemplo, o elevado percentual de internados que não têm o cartão de vacina completo?

Justo 

A pandemia dos não vacinados também mostra a necessidade urgente do passaporte da vacina. Se novas ondas estão surgindo, principalmente, por conta da quantidade de pessoas que não se imunizam, nada mais justo do que exigir vacinação completa para ter acesso a locais públicos e privados com concentração de pessoas.

Energia em pauta 

Após se recuperar de um quadro viral, a governadora Fátima Bezerra cumprirá esta semana, na Dinamarca, uma agenda administrativa voltada para os negócios na área de geração e armazenamento de energias renováveis e produção de hidrogênio verde. “A perspectiva é de mais investimento e empregos para o RN. Vem coisa boa por aí!”, escreveu em seu Twitter.

Vice 

Em Copenhagen, a chefe do Executico terá reuniões com representantes da Agência de Energia da Dinamarca, da Dansk Industri (Federação das Indústrias), e de empresas interessadas em investir no Rio Grande do Norte. A agenda da missão é de 10 a 13 de novembro e neste domingo Fátima passou o cargo para o seu vice, Antenor Roberto.

Giro pelo Twitter… 

…do jornalista Ricardo Kotscho: “Sérgio Moro e Dallagnol: cai a máscara dos golpistas de toga que geraram Bolsonaro”;

…do jornalista Josias de Souza: “Rosa Weber determina que a cara dos neomensaleiros seja levada à vitrine. A ministra suspendeu o orçamento secreto”;

…do governador em exercício Antenor Roberto: “Pela terceira vez, assumo o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Agradeço por essa honra, a confiança depositada pela governadora Fátima Bezerra. De forma serena, conduziremos a agenda de governo com toda dedicação”.