Apesar de riscos ambientais, alargamento da faixa de areia de Ponta Negra promete conservar praia e fomentar o turismo

A chamada ‘engorda’ prevê a ampliação da faixa de areia em 100 metros quando a maré estiver baixa e com 30 metros quando estiver alta

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de novembro de 2021 às 17:00

Classe empresarial defende que obra não trará apenas o benefício estético, mas poderá fomentar os negócios – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

As obras de alargamento da faixa de areia de Ponta Negra têm licitação prevista para o próximo dia 16 de novembro. Em reportagem do NOVO, publicada no último dia 30/10, especialistas alertaram para mudanças na dinâmica costeira do cartão-postal; entretanto a Prefeitura do Natal acredita que a obra irá trazer mais conforto e segurança, além de ampliar as estruturas e instalar equipamentos de lazer para uso da comunidade.

Com um custo de mais de R$ 70 milhões, a obra prevê deixar a faixa de areia em 100 metros quando a maré estiver baixa e com 30 metros quando estiver alta. O alargamento contempla quatro quilômetros de extensão entre o Morro do Careca e o hotel Serhs, na Via Costeira.

De acordo com o projeto apresentado pelo secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Carlson Gomes, a engorda será feita a partir da retirada de um banco de areia do mar, com o mesmo tamanho, densidade e granulometria do material original da praia.

“A modernização da praia de Ponta Negra irá reestruturar toda aquela região. A engorda é o primeiro passo de um conjunto de mudanças que pretendemos realizar para que o turista possa ficar a qualquer hora do dia na praia, além de ter uma experiência em diversos locais que estamos planejando investir. Isso ainda contribui para o desenvolvimento de emprego e renda para o município”, disse o secretário, titular da pasta.

Ao longo dos anos, o aumento do nível do mar tem gerado impactos na costa da cidade, como a erosão do solo e a inundação das ruas devido às fortes chuvas associadas à ressaca do mar.

A revitalização da orla também faz parte do projeto. A ideia é proporcionar mais conforto aos pedestres com um largo calçadão, que incluirá espaço para caminhada, pista de corrida e ciclovia.

“O alargamento é mais uma alternativa para o crescimento econômico da cidade. A obra é importantíssima para garantir uma proteção costeira, importante para a nossa praia, e proporcionará espaços de qualidade”, ressaltou Carlson.

Importância para o turismo

O plano de alargamento da praia de Ponta Negra é discutido no Município há anos. A complementação do enrocamento, protegendo a zona costeira, partindo do final do calçadão até um pouco depois do Serhs, também será realizada. A expectativa é que os serviços sejam realizados em 30 meses.

O projeto de revitalização promete solucionar problemas de infraestrutura e mobilidade urbana, principalmente nas épocas de maior movimento na cidade. De acordo com o secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes, a mudança irá trazer mais lazer e segurança para os moradores e visitantes, além de promover ainda mais o turismo na região.

“É uma obra importante porque recupera e oferece à praia as condições necessárias para a manutenção do turismo”, afirmou Fernando.

Diversos setores serão fortemente influenciados com a intervenção. Para o empresário Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN, a obra não se trata apenas de uma questão estética, mas também econômica.

“A praia com certeza será mais bonita. O turismo hoje engloba mais de 55 segmentos que dependem da atividade do nosso estado. São mais de 120 mil empregos diretos que dependem desse turismo crescente no nosso destino. E para isso continuar gerando frutos, precisamos continuar tomando atitudes e providências como esta da engorda para manter o turista cada vez mais encantado com as nossas belezas”, falou o empresário.

Tags