Cotidiano

Vacinação contra Covid-19 em drive-thru será suspensa neste fim de semana em Natal

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a imunização será paralisada para realização de manutenção nos drives Nélio Dias, Palácio dos Esportes e Via Direta, além do ginásio do SESI

por: NOVO Notícias

Publicado 5 de novembro de 2021 às 15:55

Aplicação de vacinas em Natal – Foto: Alex Régis/Secom

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) fará uma manutenção preventiva, neste sábado (06), em todos os três drives que realizam vacinação contra a Covid-19 no município: Nélio Dias, Palácio dos Esportes e Via Direta, além do ginásio do SESI. Com isso, excepcionalmente neste fim de semana, não haverá aplicação de vacina nestes locais. Na segunda-feira (08) os pontos vacinais retomam em horário de funcionamento normal, das 08h às 16h, aplicando a primeira, segunda e terceira dose dos imunobiológicos na capital.

O município vai ampliar também, na segunda-feira (08), o funcionamento de nove salas de vacinação em unidades básicas de saúde até às 18h. São elas: USF Brasília Teimosa (R. Miramar, 34), UBS São João (Av. Romualdo Galvão, 891. Tirol), UBS Nova Descoberta (Av. Xavier da Silveira, 05), USF Nova Natal (R. do Pastoril, s/n), UBS Pajuçara (R. Maracai, s/n), USF Panatis (R. das Pimenteiras, s/n), USF Valedourado (R. Irmã Vitória, 02. Igapó), USF Bom Pastor (R. Augusto Calheiros, 01) e USF Felipe Camarão II (R. Santa Cristina, 882).

A SMS/Natal ainda vai ampliar os prazos de segunda dose das vacinas contra a Covid-19 na segunda (08), disponibilizando a D2 de Oxford para quem tomou a primeira dose até 05 de setembro, e a D2 de Pfizer para quem recebeu a primeira dose até 20 de setembro. Neste mesmo dia o trailer de vacinação itinerante, atualmente na calçada do IFRN Central, passa a funcionar no estacionamento do Partage Norte Shopping Natal, de segunda a sábado, das 08h às 15h. Para mais informações sobre os pontos, documentação e dúvidas, basta acessar vacina.natal.rn.gov.br.

“Essas estratégias somadas são uma forma de garantir acesso facilitado à vacinação para a população da nossa cidade. Atualmente Natal tem aproximadamente 60 mil pessoas com o esquema vacinal incompleto, com prazo da segunda dose em atraso. Continuamos nossa força-tarefa, mas também fazemos esse apelo aos usuários, que eles possam buscar o ponto vacinal mais próximo, em horário convencional ou estendido, para garantir essa imunização contra o coronavírus”, indica George Antunes, secretário Municipal de Saúde de Natal.

VACINAÇÃO EM NATAL

PRIMEIRA DOSE
Pessoas com 12 anos e mais.

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC
Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.

OXFORD
Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 05 de setembro.

Grávidas que tomaram a D1 de Oxford
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

PFIZER
A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose até 20 de setembro.

TERCEIRA DOSE

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 60 anos e mais; e profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos. É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há seis meses ou 180 dias. Os profissionais e trabalhadores da saúde devem apresentar documentação comprobatória de vínculo.

Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico dentro das categorias: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Tags