Brasil

Trabalho de Fábio Faria leva Brasil a ser o primeiro país da América Latina com internet 5G

O trabalho do ministro potiguar Fábio Faria levando o país a ser pioneiro com a tecnologia foi destacado pelo presidente Jair Bolsonaro

por: NOVO Notícias

Publicado 4 de novembro de 2021 às 15:43

Fábio Faria bate o martelo

Fábio Faria bate o martelo iniciando o leilão do 5G – Foto: Divulgação

A abertura da maior licitação da história das telecomunicações no Brasil, o leilão do 5G, foi feita nesta quinta-feira (4) pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, em conjunto com o presidente da Anatel, Leonardo Euler e presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, na solenidade.

O presidente Jair Bolsonaro destacou a a atuação de Faria à frente da pasta. Foram recebidas quinze propostas para os lotes disponibilizados pela Anatel.

O ministro das Comunicações enfatizou que o leilão coloca o país em um novo patamar mundial no quesito inovação: “Vamos mostrar para o mundo que o Brasil está na economia digital, cuidando da transformação digital. O Brasil é um player e irá virar um hub de inovação, para que possa receber empresas de inovação e tecnologia”, destacou.

Fábio Faria acrescentou que “não teve otimismo, não teve pessimismo; a gente fez acontecer! A gente realizou, a gente entregou!”.

A expectativa é de que a licitação do 5G movimente R$ 169 bilhões nos próximos 20 anos, segundo estimativas da Anatel. Mas o impacto da virada tecnológica se distribuirá por todos os setores produtivos. “Nos próximos 15 anos, estamos falando de 1,2 trilhão de dólares movimentando todos os setores da economia”, estima o ministro.

Em contrapartida à autorização do uso das faixas de radiofrequência, as candidatas ao leilão terão, por exemplo, que investir em instalação de redes 4G em todos os municípios com mais de 600 habitantes e na cobertura de 48 mil quilômetros de estradas com internet de alta velocidade. Para a frequência de 3,5 GHz, o leilão prevê obrigações específicas para as vencedoras, em especial a expansão da rede de cabos de fibra ótica nos leitos dos rios da região Norte e a estruturação da rede privativa de comunicação 5G para a administração pública federal, com protocolos de segurança mais robustos e criptografia.

O edital do leilão 5G definiu que a tecnologia deve estar disponível em todas as capitais brasileiras até o dia 31 de julho de 2022. O cronograma segue com as cidades com mais de 500 mil habitantes (até julho de 2025); mais de 200 mil habitantes (até julho de 2026); mais de 100 mil habitantes (até julho de 2027), e nas cidades com mais de 30 mil habitantes (até julho de 2028).

Tags