Geral

Coluna Daniela Freire – 30 de outubro

por: NOVO Notícias

Publicado 30 de outubro de 2021 às 00:00

COLUNA – DANIELA FREIRE

PROCURA-SE UM SENADOR

A ala governista que irá disputar as eleições em 2022 caiu em campo para testar os nomes da situação que estão postos como pré-candidatos ao Senado. Para isso, há pesquisa interna nas ruas do RN, encomendada com o intuito de avaliar as condições de cada um nas urnas. Do velho ao jovem.

POSSIBILIDADE

Aliás, tem nome novo na lista de possíveis candidatos ao Senado e que já está sendo testado: do vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal Paulinho Freire. Até o momento, Paulinho é colocado como candidato a deputado federal, mas os rumos podem mudar… A depender de resultados obtidos em sondagens.

VICE QUASE CERTO

O colunista do portal Metrópoles Guilherme Amado noticiou as articulações entre o PT e o MDB no RN, ressaltando que o cenário com Walter Alves candidato a vice de Fátima Bezerra “teve um impulso” nos últimos dias. Nesse caso, o ex-senador Garibaldi Alves disputaria uma vaga de deputado federal, deixando o Senado livre para mais negociações da chapa governista.

SERÁ?

Amado diz ainda, em sua coluna no Metrópoles, que o presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira, é “um dos nomes ventilados” para ser o candidato a senador de Fátima Bezerra. Mas existe impedimento. Ezequiel é uma liderança do PSDB e o partido deverá lançar candidato a presidente.

APOSTA

Tem aliado político do Governo, com cadeira na Assembleia Legislativa, que está apostando que Carlos Eduardo Alves é quem será o candidato a senador da chapa governista, apesar de saber das conversas avançadas entre PT e MDB no RN. O argumento é de que o ex-prefeito de Natal é mais alinhado com o eleitor de Fátima do que Garibaldi e Walter Alves.

BALIZANDO

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), membro da CPI da Pandemia no Senado, pediu o indiciamento do diretor executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, no relatório paralelo que ele apresentou à comissão. Segundo o parlamentar, o pedido foi feito com base em dados obtidos através de documentos que estão sendo analisados pela CPI da Covid na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e que foram compartilhados com o parlamentar. “A CPI no RN está fazendo o que essa não teve coragem de fazer”, avaliou Girão.

IRRESPONSÁVEL

Ao criticar o decreto do Governo do Estado que obriga a vacinação compulsória dos servidores estaduais, durante pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Coronel Azevedo, de forma irresponsável, comparou a vacinação contra a covid-19, que ocorre em todo o mundo, com os experimentos realizados pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial.

SEM ARGUMENTO

O que Azevedo quis insinuar – para justificar o seu posicionamento contrário à obrigatoriedade da vacinação – é que os imunizantes disponíveis ainda estão em fase “experimental” – o que não é verdade – e que ao impor a vacinação aos servidores do Estado o governo Fátima Bezerra está se comportando como o governo nazista alemão.

MAL INFORMADO

O parlamentar bolsonarista parece não ter ideia de que quando se trata de saúde pública, o direito coletivo prevalece sobre o individual. É o caso da vacinação, pois quando as pessoas deixam de se vacinar elas não prejudicam apenas a si mesmas, mas toda a população. Outro ponto importante de se ressaltar: A Anvisa divulgou comunicado esclarecendo que as vacinas em uso no Brasil não são experimentais e todas tiveram seus dados de eficácia e segurança avaliados e aprovados pela agência reguladora. O deputado não confia na Anvisa?

EXEMPLO

A propósito, o deputado talvez não saiba, mas quase 300 cidades brasileiras, incluindo Florianópolis, estão adotando a estratégia de impor o “passaporte da vacina”. Isso representa mais de 10,1% dos municípios brasileiros. Será que são todos nazistas esses gestores?

 

A governadora Fátima Bezerra ficou feliz da vida ao saber que a deputada Natália Bonavides foi duplamente premiada pelo Congresso em Foco, ficando em 1º lugar como melhor parlamentar do RN, 2ª melhor do Nordeste e entre as 10 do Brasil. A chefe do Executivo fez questão de receber a parlamentar petista e registrar o encontro.

GIRO PELO TWITTER…

…do jornalista Bruno Barreto: “O debate entre esquerda e direita deveria ser restrito ao campo econômico. Assuntos como direitos das mulheres, indígenas, negros e LGBTQIA+ deveriam ser consensos na sociedade. Ainda temos muito que evoluir”;

…da GloboNews: “Centrão se articula para criar cargo de “senador vitalício” e blindar Bolsonaro”;

…do jornalista Renan Brites Peixoto: “FHC: Não é a primeira vez que se discute em Brasília a possibilidade de presentear mandatários com o cargo de “senador vitalício”. Em 2002, a ideia aventada daria um cargo no Senado Federal ao ex-presidente FHC. No entanto, ele não teria direito a voto”.

Tags