Economia

RN busca ser protagonista na produção de minério

Estado produz cerca de 600 milhões de toneladas de ferro por ano e setor passou de dois mil empregos criados

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de outubro de 2021 às 15:58

Empresa de mineração

Empresa de mineração instalada em Parelhas – Foto: Raiane Miranda

O Rio Grande do Norte é hoje um dos principais estados do país quando o assunto é exploração de minérios, com uma característica incomum à maioria deles: a variedade da mineração. Da água mineral ao ouro, o RN é um terreno rico em muitas propriedades minerais, como por exemplo o ferro, que o estado chega a produzir cerca de 600 milhões de toneladas por ano; e que, apesar da grande produção, tem sido muito utilizado pela própria indústria local para a produção de cimento.

O garimpo no RN ganhou novos ares nos últimos anos com novas políticas públicas de incentivo ao setor. Os frutos dessa nova política de incentivos têm surgido aos poucos e já representam resultados animadores para a economia do Estado, como conta o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

“O governo, além de ter melhorado o Proedi, incluindo aí a indústria mineral, também foi instalada a Câmara Setorial da Mineração, que tem se movimentado bastante, procurando estimular as cooperativas para os pequenos dessa área de mineração, e também temos procurado atrair investidores”, diz Jaime Calado, que completa: “Tem recursos já de empresas chinesas investidos em São Tomé, e muitas outras negociações estão em andamento.”

Em 2021, o setor passou de 2 mil postos de trabalho criados. Isso levando em consideração apenas empregos formais diretos. Se colocarmos na conta as vagas indiretas, esse número fica ainda maior, visto que, para cada emprego direto, existem de três a quatro indiretos na indústria de mineração no RN.

O setor é muito mais forte nas regiões Seridó e Oeste, consideradas os principais polos da indústria de minérios do Rio Grande do Norte. Na cidade de Parelhas, por exemplo, existem empresas explorando diversos minérios diferentes, como a turmalina paraíba, o feldspato, matéria-prima para porcelanatos e louça, além da produção de rochas ornamentais feita pela Thor Mineração, que é a maior empresa de industrialização de granito das Américas – e já anunciou que vai dobrar a produção já em janeiro.

O aumento da produção da Thor é comemorado pelo secretário Jaime Calado, ao contar que a empresa causa um impacto positivo muito grande em diversas cidades do Estado.

“Na economia local ela – Thor Mineração – tem atualmente 200 empregos, e vai passar de 300. Ela influi não só no município de Parelhas, porque muitas vezes essas pedras são extraídas em outros municípios e vêm ser industrializadas lá, gerando emprego e renda em todo o curso por onde passa a produção”, diz o secretário Jaime Calado.

RN apresenta mapa geológico e mineral

O Rio Grande do Norte já chegou a ser o quarto maior produtor mineral do Brasil, e voltar a ocupar esse espaço é um dos objetivos do Governo do Estado, que nos próximos dias 18 e 19 de novembro, lançará o novo mapa geológico e mineral do RN no Fórum Estadual Mineral.

“É um documento importantíssimo para os investidores, porque eles verão com nitidez e atualidade onde temos os melhores lugares para investimento nos mais diferentes minerais, desde turmalina paraíba até água mineral”, diz Jaime Calado.

Tags