Política

Coluna Thaisa Galvão – 18 de outubro

por: NOVO Notícias

Publicado 18 de outubro de 2021 às 17:10

ERROR…
Não vingou a proposta do senador cearense Eduardo Girão (PSL) aprovada pela CPI da Covid no RN, de compartilhar dados com a CPI do Senado e levar para depor o deputado Kelps Lima. É que a CPI do Senado anunciou seu ‘the end’ marcando para esta segunda o último depoimento, e para esta terça a apresentação do relatório final.

Foi bem estranha a participação do Girão cearense no RN para tratar de Consórcio Nordeste quando o Ceará também integra o consórcio e sequer foi citado. Estranho o Girão cearense ter vindo ao RN procurar erro na gestão da governadora Fátima Bezerra, deixando em paz o governador do seu estado. Fátima parece cada vez mais fora das acusações da CPI.

PROVA
Presidente da CPI, Kelps deu duas declarações graves e fortes que merecem aprofundamento: na sessão com presença do Girão cearense, declarou que o governador da Bahia “participou do roubo”, referindo-se à compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, mas não entregue aos estados. E em entrevista de rádio, declarou que o Consórcio usaria 50% do dinheiro repassado por governadores para pagamento de propina, citando o prefeito de Araraquara (SP) como beneficiário. A governadora Fátima até agora aparece mais no papel de vítima do que de acusada.

PLANO
Difícil imaginar que durante o início da pandemia, quando a corrida para salvar vidas acontecia praticamente às cegas, 9 governadores tenham se juntado e combinado um assalto aos cofres públicos, sob justificativa de compra de equipamento para salvar vidas. Difícil defender os 9, sendo 7 deles governadores de segunda viagem, mas quem acompanha a trajetória política da governadora Fátima não acredita que ela entraria num jogo para roubar. Nem mesmo os deputados que criaram a CPI acreditam. Ponto.

FORA DE FOCO
A CPI da Covid no Rio Grande do Norte tem um foco: o presidente do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, de quem aprovou a quebra de sigilo bancário e fiscal. Sobre a governadora Fátima Bezerra, portanto, ainda nada que deponha contra sua honestidade. Em entrevista, Gabas explicou que a compra foi feita, o produto não foi entregue, e a denúncia foi feita à Polícia.

ILUSÃO
A quem interessa divulgar pesquisas irreais, que só agradam ao ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que ora é candidato a governador do RN, ora vislumbra o Senado?
Carlos está sempre bem na fita no tal instituto IP Sensus (uma plataforma internacional na internet, e não um instituto de pesquisa como propagado), e também no Real Time Big Data.
Em 2018, contratado pelo DEM, esse instituto apontava empate entre CE e a governadora Fátima Bezerra, na véspera do pleito. Agora também.

PLEITO
A bancada federal potiguar receberá nesta quarta (20), em Brasília, prefeitos do RN e representantes da Femurn, Confederação de Municípios e associações regionais. Na mesa de discussão, a pauta de interesse dos municípios no Congresso Nacional.

LÁ e LÔ com Walter Alves

Como estão as conversas políticas com o grupo da governadora Fátima Bezerra?
-As conversas estão acontecendo, o MDB está consultando os amigos, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, e no momento certo vamos tomar a decisão.

Você teve um segundo encontro com o ex-presidente Lula. Qual a posição dele em relação à aliança PT/MDB no RN?
-Na conversa com o presidente Lula, ele já externou, realmente, o desejo de uma aliança com o MDB, aqui, especificamente no Rio Grande do Norte quando esteve conosco e também no segundo encontro que houve em Fortaleza.