Há um potiguar no ‘Pandora Papers’: Flávio Rocha é um dos empresários brasileiros que têm offshores em paraísos fiscais

O empresário aparece como diretor reserva da offshore Cruzcity Holdings, no valor de U$ 1 milhão e diretora titular é a sua mulher, Anna Claudia Rocha

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 4 de outubro de 2021 às 22:43

Segundo investigação publicada neste domingo pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, chefes de estados, monarcas, políticos, empresários e celebridades de todo o mundo realizaram operações financeiras milionárias em paraísos fiscais, as chamadas ‘offshores’.

Do Brasil, país que é o quinto com a maior quantidade de pessoas citadas na base do Pandora Papers, que conta com pelo menos 27,1 mil offshores, muito se fala do ministro da Economia Paulo Guedes e do presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, por motivos óbvios. Mas há outro brasileiro na lista que chamou a atenção do Rio Grande do Norte: o empresário potiguar Flávio Rocha, acionista-mor da Riachuelo/Guararapes.

Flávio Gurgel Rocha (Riachuelo) – do Metrópoles 

Flávio Rocha é o dono do grupo Guararapes, que controla a varejista Riachuelo, entre outros negócios de menor porte. Rocha chegou a ser pré-candidato à Presidência da República em 2018 pelo PRB, atual Republicanos. Depois de desistir da campanha, apoiou o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O empresário aparece como diretor reserva da offshore Cruzcity Holdings desde a sua criação, em 19 de setembro de 2016. A diretora titular é a sua mulher, Anna Claudia Klein Rocha.

De acordo com o formulário de criação da companhia, a Cruzcity detinha, na sua origem, US$ 1 milhão destinados para investimentos. Os recursos estavam em uma conta e em um portfólio de investimento, mantidos pelo banco J. Safra Sarasin de Genebra, na Suíça. O montante viria da renda pessoal de Anna, que se apresenta como proprietária do escritório de design de joias Ana Rocha e Apolinario e proprietária de uma herança de origem não identificada.

A assessoria de imprensa de Rocha informou que “os investimentos de Flávio Rocha e sua esposa seguem as normas das autoridades competentes e estão devidamente declarados ao Banco Central à Receita Federal”. “A offshore é parte de uma carteira diversificada de ativos e investimentos do empresário”, disse a nota.