A pesquisa Seta/Blog do BG divulgada nesta quinta-feira (30), avaliou as chances dos pretendentes a uma vaga no Senado Federal em 2022. Para a cadeira que hoje é ocupada por Jean Paul Prates (PT), a pesquisa avaliou quatro cenários estimulados, além da amostragem espontânea.
Um destaque nessa disputa está sendo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que a cada pesquisa vem consolidando mais seu nome na corrida pelo Senado Federal. Na amostragem de hoje, ele vence dois dos cenários estimulados, além do espontâneo. Outros dois cenários – estimulados – apontam a liderança de Carlos Eduardo Alves (PDT), contudo, é importante lembrar que em nenhum deles aparece o nome do ministro Fábio.
Um adversário para Fábio Faria que se faz necessário observar, é o colega de governo, o também ministro Rogério Marinho. No comando do Desenvolvimento Regional, o ex-deputado federal do Rio Grande do Norte trava uma disputa particular com o ministro das Comunicações, no intuito de conseguir o apoio de Jair Bolsonaro na corrida eleitoral do próximo ano.
A “bênção” do presidente pode ser determinante nas urnas, mas enquanto o apoio presidencial não é anunciado, pesquisas apontam que Fábio Faria tem levado vantagem quando o assunto é preferência do eleitorado. Se levarmos em consideração os números da pesquisa de hoje, Marinho não é páreo para Faria em nenhuma das situações avaliadas.
O levantamento espontâneo, sem citar o nome dos candidatos postos, a liderança é do ministro das comunicações Fábio Faria. Ele tem a preferência de 5,6% dos entrevistados, e se as eleições fossem hoje, ele seria eleito para substituir Jean Paul (PT) no Senado Federal. Em seguida aparece o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, com 3,1%, mesmo número obtido pela ex-governadora Rosalba Ciarlini. Em quarto lugar aparece ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho com 2,9%.
*Não concorrem pois têm mandato até 2026.
No primeiro cenário avaliado, Fábio Faria surge na liderança, seguido de perto por Carlos Eduardo Alves. Rosalba Ciarlini e Jean Paul vêm em seguida, para só então o ministro Marinho aparecer. Finaliza a lista o empresário Haroldo Azevedo.
Não sabem ou não responderam 18,1%, e outros 33,6% votariam branco ou nulo.
No cenário seguinte, sem a presença do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, Fábio Faria venceria a disputa com mais facilidade. O adversário mais próximo é o também ministro – do Desenvolvimento Regional – Rogério Marinho.
Não sabem ou não responderam somam 19,9% e outros 47,8% não votariam em ninguém, branco ou nulo.
No primeiro cenário sem o nome do ministro Fábio Faria, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves venceria a corrida, logo após viria o ministro Rogério Marinho.
Entre os entrevistados, 19,9% não sabem ou não responderam, enquanto que 47,1% não votaria em nenhuma das opções.
O quarto e último cenário avaliado aponta para mais uma liderança de Carlos Eduardo Alves. O ex-prefeito da capital tem o seu melhor desempenho neste quadro. Contudo, não teria na disputa nenhum dos ministros, tendo como principal adversário o atual senador Jean Paul Prates.
Não sabem ou não responderam somam 21,1% dos entrevistados. Outros 49,6% votariam em branco ou nulo.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias