Com os R$ 17,7 milhões liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a engorda da praia será licitada no próximo mês de novembro, com previsão de que seja entregue em até três anos, incluindo mais 1 km de enrocamento
Publicado 28 de setembro de 2021 às 08:09
Com recursos oriundos do município de Natal e do Governo Federal, a praia de Ponta Negra vai passar por um amplo processo de reestruturação. O projeto inicial de engorda da praia foi apresentado pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, e pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em solenidade na tarde desta segunda-feira, 27, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra. A estimativa é que mais de R$ 75 milhões sejam investidos na obra.
A chamada engorda da praia de Ponta Negra vai deixar a faixa de areia em 100 metros quando a maré estiver seca e 30 metros quando estiver cheia. A intervenção acontecerá da área do Morro do Careca e se estenderá até imediações do Hotel Serhs. A complementação do enrocamento, protegendo a zona costeira, partindo do final do calçadão até um pouco depois do Serhs, também será realizada. A expectativa é que os serviços sejam realizados em 30 meses.
A obra será conclusão de parte de um projeto que já existe nas proximidades do Morro do Careca. Ao todo, a engorda terá 1.173 metros de extensão. Serão construídos também uma proteção costeira com 7 escadas e 4 rampas de acesso à praia. O projeto será realizado de forma pausada para evitar transtornos aos turistas e banhistas que trafegam pelo local.
A expectativa da prefeitura é de que o processo de licitação seja concluído até o dia 15 de novembro, e que as obras sejam iniciadas no dia seguinte após à conclusão do processo licitatório.
Segundo o prefeito Álvaro Dias, “estamos vivendo um momento histórico para nossa cidade, a maior obra que Natal já recebeu. Estou realizando um sonho da maioria dos natalenses. Ponta Negra é o maior cartão postal de Natal, e Natal é o maior cartão postal do Estado. Então, estamos falando de uma importância imensurável que é essa região para nossa cidade, para nossa economia. Se tudo ocorrer bem no dia 16 de novembro estaremos iniciando o projeto”.
Para o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o MDR destravou um projeto que estava parado desde 2014: “É uma alegria muito grande estarmos aqui hoje, acreditando que é possível transformar Natal. Estamos falando de uma obra que está com seu projeto parado desde 2014, por uma série de questões ambientais. Natal tem uma importância grande para o turismo do Estado, é de suma importância esses investimentos”.
Em agosto do ano passado o Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte- Idema, emitiu uma Licença Prévia referente ao projeto.
Entre as condicionantes impostas pelo Idema está que nas áreas dos hotéis e de outras edificações, que possuam estruturas de contenção em concreto, em uma extensão total de 812 m e em um trecho de 15 metros, não será necessário executar novas estruturas de contenção de erosão. Fica a Prefeitura de Natal obrigada também a apresentar no momento da Licença de Instalação e Operação os documentos do projeto de contenção de encosta e de estabilização da linha de costa, com extensão de 1.173 metros.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias