O Governo do Estado do Rio Grande do Norte estará sediado temporariamente em Mossoró, a partir desta segunda-feira (27), até a próxima quinta-feira, dia 30, em comemoração aos 138 anos da Abolição da Escravatura em Mossoró. A Assembleia Legislativa do RN autorizou a ação, por unanimidade, na última quinta-feira (23). A libertação dos escravos é considerada a maior data cívica do município do Oeste potiguar.
A governadora Fátima Bezerra destacou o dia 30 de setembro como a maior data cívica de Mossoró e que a transferência temporária do Governo para lá é uma forma de prestigiar a “capital do Oeste” por esse importante feito histórico – lembrando que a extinção do regime escravocrata em terras mossoroenses ocorreu cinco anos da publicação da Lei Áurea, sancionada em 1888.
“Revela a importância desta comemoração não só para os mossoroenses, mas para todo o povo brasileiro, tendo em vista o avanço social proporcionado pelo fim da escravidão”, disse a governadora.
Fátima Bezerra também analisa a estada em Mossoró sob a ótica política. Para ela, a mudança do Governo é uma forma de aproximar as autoridades públicas da população mossoroense e dos municípios circunvizinhos “possibilitando que as políticas públicas destinadas a atender a tão importante parcela da sociedade norte-rio-grandense sejam formuladas com maior precisão, considerando-se as reais necessidades da região Oeste do Estado.”
A autorização para a mudança do poder público para o Oeste foi publicada no último dia 24, na edição 15022 do Diário Oficial do Estado, sob forma da Lei nº 10.989, de 23 de setembro de 2021.
A temporada da governadora Fátima Bezerra em Mossoró coincide também com a posse da nova reitora Cecília Maia e do vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Na mesma sessão que autorizou a transferência temporária do Governo do Estado, os deputados aprovaram o projeto de lei que extingue a lista tríplice para nomeação dos diretores da instituição, garantindo a posse dos eleitos pela comunidade acadêmica.
A deputada Isolda Dantas comentou a sanção do projeto de lei pela chefe do Executivo estadual. “Garante princípios democráticos da nossa universidade, assegurando que reitores eleitos serão os empossados.” Segundo a deputada, o fim da lista tríplice dá segurança jurídica aos processos de escolha direta dos dirigentes da Uern.”
Segundo a deputada, os mossoroenses estarão de braços abertos para receber o Governo do Estado em sua temporada em Mossoró. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a cidade possui hoje 303,7 mil habitantes, que a faz ser a segunda maior do Rio Grande do Norte.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias