Política

Agenda polêmica: Rogério lança pré-candidatura e entrega tratores

No domingo, o ministro recebeu apoio dos prefeitos; na segunda-feira, distribuiu tratores para as prefeituras

por: NOVO Notícias

Publicado 27 de setembro de 2021 às 15:30

Ao lançar pré-candidatura ao Senado, Rogério Marinho mostra força política – Foto: Reprodução

O Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, lançou no domingo (26), em Caraúbas, a sua pré-candidatura ao Senado nas eleições de 2022. No evento estavam presentes deputados estaduais; o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB); o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB); os deputados federais Carla Dickson (PROS), General Girão (PSL) e Benes Leocádio (PROS); além de vereadores, lideranças e prefeitos de vários municípios.

Na ocasião, Rogério apresentou uma prestação de contas da sua atuação no ministério e foi saudado pelos políticos presentes. Nos discursos, as palavras eram de apoio à candidatura de Rogério Marinho.

Um dos principais apoiadores do projeto político de Rogério é o presidente da Assembleia Legislativa. Ezequiel enalteceu o trabalho do ministro do Desenvolvimento Regional.

“À frente do ministério, Rogério tem serviço prestado e tem tudo para fazer a entrega da transposição do São Francisco, um marco para o Nordeste do Brasil. Aqui, ainda vai concluir a Barragem de Oiticica, um sonho de mais de 50 anos, a interligação de adutoras na região Seridó, dotando a região de segurança hídrica para mais 50 anos e as obras do Ramal Apodi, que trará as águas do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, dos municípios do Ceará e da Paraíba para a região Oeste Potiguar. Rogério tem buscado ainda ajudar aos produtores rurais, estruturando os municípios com máquinas agrícolas. São serviços prestados e obras estruturantes importantes para nosso povo. Rogério tem se mostrado grande e terá meu apoio por tudo que tem feito como ministro pelo nosso Estado”, afirmou Ezequiel.

Na abertura do encontro político, Rogério Marinho afirmou que o evento era o início de um processo para que o RN volte a ter representatividade no Senado. “É com grande satisfação que agradeço a presença de cada um de vocês aqui; todos com o pensamento em comum de que é possível fazer mais por nosso Estado. Esse é apenas o primeiro passo de um longo processo de muito diálogo e de busca por entendimentos para que, unidos, possamos trabalhar para o RN voltar a ter representatividade no Senado”, disse o Ministro.

Dando seguimento à sua busca por fortalecer o projeto político-eleitoral, o ministro emendou as ações em uma agenda administrativa questionável. Em meio a uma crise gerada a partir da revelação de um orçamento paralelo dentro do Ministério do Desenvolvimento Regional, Rogério entregou tratores a 39 municípios potiguares nesta segunda-feira (27).

Os recursos para a compra dos tratores vieram da emenda do relator-geral do orçamento, o chamado orçamento secreto – um esquema criado pelo presidente Jair Bolsonaro para troca de apoio político. Os recursos são distribuídos para parlamentares, sem que seus nomes sejam informados. O repasse para as prefeituras do Rio Grande do Norte foi formalizado por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 150, de 2020, celebrado entre a pasta e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O jornal O Estado de S. Paulo vem revelando a existência do Orçamento Paralelo e apresentando várias provas de que parte do dinheiro fica à disposição do próprio ministro, que direciona para seus aliados. Segundo o jornal informou em uma série de reportagens, apesar de o ministro Rogério Marinho ter dito que quem comanda as emendas de relator-geral é o Congresso, o jornal paulista teve acesso a uma planilha interna do Ministério do Desenvolvimento Regional que diz que o TED n.º 150 corresponde ao “GM”. Segundo fontes ouvidas pelo Estadão, GM quer dizer “Gabinete do Ministro”. Não por acaso, todos os R$ 26 milhões deste TED têm como destino o Rio Grande do Norte.

Em junho, o gabinete de Marinho empenhou R$ 88 milhões em recursos do orçamento secreto para a compra de 90 tratores, nove motoniveladoras e 12 pás carregadeiras para o Rio Grande do Norte, por meio da Codevasf. Além de máquinas, os investimentos vão para pavimentação, compra de máquinas, perfuração de poços artesianos e implantação de sistema de abastecimento de água em vilas. Depois que Rogério Marinho assumiu a pasta em fevereiro de 2020, as verbas destinadas ao estado natal do ministro cresceram 223% na comparação com 2019.

Um dos apoiadores da candidatura de Rogério ao Senado, o presidente da Federação dos Municípios do RN, prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira da Silva, o Babá – que participou do evento político e da entrega dos tratores – os municípios que não foram contemplados com os tratores entregues nesta segunda-feira ainda receberão as máquinas.

“Desde abril que a gente foi procurado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional para ajudar nessa logística dos municípios, entendeu? Nessa parceria, 166 municípios irão receber um equipamento pelo MDR. Todos do estado. O fortalecimento dos municípios é muito importante”, afirmou Babá.

No final da semana passada, ao ser procurado pelo jornal Estadão, o Ministério do Desenvolvimento Regional disse que “a agenda do domingo, dia 26 de setembro, é pessoal, já estava programada com antecedência e foi organizada pelo grupo político de Rogério Marinho no estado”. A nota da assessoria diz que “eventuais eventos de apoio no Rio Grande do Norte não possuem vínculo com o MDR, não envolvem recursos públicos e devem ser apurados junto a lideranças políticas locais”. A assessoria do ministro informou que Rogério Marinho viajou para o Rio Grande do Norte em voo de carreira comprado no dia 16 de setembro e pago com recursos próprios.

Tags