Brasil

Coluna Thaisa Galvão – 06 de setembro

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de setembro de 2021 às 15:43

COLUNA – THAISA GALVÃO

ANTIGA MOSSORÓ

Duas dobradinhas confirmadas e uma cogitada já movimentam o processo eleitoral de 2022 em Mossoró, e com um detalhe: a família Rosado mais uma vez estará dividida. De um lado, o deputado federal e pré-candidato à reeleição, Beto Rosado e a ex-governadora Rosalba Ciarlini, disputando uma vaga na Assembleia Legislativa; do outro, a ex-deputada federal Sandra Rosado, que já anunciou que sonha em voltar para Brasília, e a filha vereadora Larissa Rosado, que quer retomar o mandato na Assembleia.

NOVA MOSSORÓ

Dividida em duas bandas, Mossoró deverá ter mais uma disputa entre os Rosado e o prefeito ‘pobrezinho’ Allyson Bezerra, que se elegeu derrotando os grupos tradicionais da cidade. Do lado da ‘nova Mossoró’, já é praticamente certa uma candidatura do presidente da Câmara, Lawrence Amorim, a deputado federal, faltando só o nome para compor a dobradinha. A primeira-dama Cínthia Raquel tem sido o nome mais lembrado nos corredores da política de Mossoró.

QUEIXA

Prefeitos do MDB não acharam a menor graça na declaração da deputada federal Natália Bonavides, contrária a uma aliança do partido com a governadora Fátima Bezerra. Natália é da linha do PT, que a coluna publicou em primeira mão, que quer a senadora Zenaide Maia como vice de Fátima, para ter o petista Júnior Souto pulando da condição de suplente para a de senador. O clima pesou nos bastidores do MDB com prefeitos somando a declaração de Natália com a falta de atenção que dizem ter do governo em seus municípios. Eles sentem falta de uma resposta às prefeituras que não fazem parte da base formada pelo PT, PCdoB e PROS.

PRIMEIRO EU

A declaração de Natália vai de encontro ao que o ex-presidente Lula conversou com Fátima e com o ex-senador Garibaldi Filho e o deputado Walter Alves, e se levada a sério, tende a deixar a governadora só. O MDB chega com um grupo forte de prefeitos e ainda poderá atrair parte robusta do PSDB. A deputada Natália torce o nariz para um possível apoio de Fátima a nomes como de Samanda Alves, Carlos Eduardo Xavier, do próprio Fernando Mineiro e até do senador Jean, apostando que poderão se atravessar na sua frente, atrapalhando sua reeleição. E a estratégia parece ser desidratar Fátima para não ser desidratada.

SEM QUÓRUM

Caso o deputado Galeno Torquato declare que o ministro Rogério Marinho será seu candidato a senador, depois de tê-lo recebido em casa no município de São Miguel, o ministro Fábio Faria seguirá sua pré-candidatura ao Senado sem apoio de nenhum dos 3 deputados estaduais do PSD, partido ao qual ainda é filiado. Vivaldo Costa e Jacó Jácome foram praticamente expulsos da legenda pelo grupo de Fábio no episódio da formação da CPI da Covid.

NEGATIVO

A governadora Fátima Bezerra está trabalhando um canal de comunicação permanente para conversar com a população do Rio Grande
do Norte. Fátima deverá fazer lives semanais, sempre com participações de auxiliares, prefeitos, representantes de categorias… O que está pegando ainda é a agenda cheia da governadora, sem tempo para encaixar as transmissões.

AO VIVO

De posse de números pouco animadores para o ministro Rogério Marinho no Seridó, o prefeito de Caicó, Doutor Tadeu, juntou uns
prefeitos da região para uma conversa neste domingo. Caicó tem prometidos pelo ministério de Rogério, cerca de R$ 6 milhões, devendo aumentar se forem garantidos recursos para o Complexo Industrial de Serviços e Comércio, que envolve vários municípios. Tadeu reafirmou o apoio a Rogério para o Senado. A presença do deputado Benes Leocádio no almoço não garantiu o apoio do prefeito de Caicó para o pré-candidato ao governo.

LÁ E LÔ

Com o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra

A primeira-dama Cínthia Raquel vai ser candidata a deputada estadual?
-É conversa. Eu já disse ao partido que não conte com ela.

Quem vai ser o candidato a deputado estadual com apoio do prefeito?
-Mossoró vai eleger estadual e federal para trabalhar pela cidade e ajudar à Prefeitura.

CURTAS e compartilhe

> A vereadora Nina Souza não rompeu com o prefeito Álvaro ao entregar a liderança. E garante apoiar Adjuto Dias em 2022.

> Pergunta do domingo: Se a Anvisa para o jogo por descumprimento às regras da pandemia por parte de 4 argentinos, por que não para o Brasil diante da desobediência do presidente?

“Meu pai de criação é homossexual negro. O nome dele é Marcelo, chamo ele de Marcelão” Bolsonaro Júnior, confira vídeo no Blog. 

Tags