Presidente americano afirma que Ucrânia "não tem cartas" para negociar e acusa Zelenski de dificultar acordo; tensão entre aliados aumenta

Últimas

Guerra Trump diz que Zelenski “não é muito importante” e atrapalha acordo com Putin

Presidente americano afirma que Ucrânia “não tem cartas” para negociar e acusa Zelenski de dificultar acordo; tensão entre aliados aumenta

por: NOVO Notícias

Publicado 22 de fevereiro de 2025 às 09:39

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (21) que o líder ucraniano, Volodimir Zelenski, “não é muito importante” e atrapalha as negociações para encerrar a Guerra da Ucrânia. Em entrevista à Fox Radio, Trump disse que a Ucrânia “não tem cartas” para negociar e que Zelenski, no poder há três anos, dificulta a conclusão de acordos.

Crise entre aliados
A declaração é mais um capítulo na crise entre os antes aliados, iniciada quando Trump iniciou negociações diretas com o presidente russo, Vladimir Putin, sem a presença de representantes ucranianos ou europeus. O americano também cobrou publicamente US$ 500 bilhões em reservas de minerais estratégicos da Ucrânia em troca do apoio militar já fornecido e futuro.

Resposta de Zelenski
Zelenski reagiu às críticas de Trump na quarta-feira (19), afirmando que não poderia “vender seu país” e acusando o americano de desviar parte da ajuda destinada à Ucrânia. Trump, por sua vez, chamou Zelenski de “ditador sem eleições”.

Negociações em andamento
Apesar das farpas públicas, as negociações continuam em meio à pressão para que a Ucrânia aceite os termos propostos por Putin. Trump evitou responder se considera a destruição de cidades ucranianas culpa do líder russo, mas reforçou sua visão de que a Ucrânia precisa ceder para alcançar a paz.

Tags