No estado, 590 unidades escolares começam as atividades, com 180.863 matrículas confirmadas até o dia 6 de fevereiro, de um total de 249 mil vagas ofertadas - Foto: Carmem Felix/Assecom

Cotidiano

Educação Ano letivo da rede estadual do RN começa com proibição de celulares em sala de aula

No estado, 590 unidades escolares começam as atividades, com 180.863 matrículas confirmadas até o dia 6 de fevereiro, de um total de 249 mil vagas ofertadas

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de fevereiro de 2025 às 15:05

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) deu início nesta segunda-feira (10) ao ano letivo da rede estadual de ensino. No estado, 590 unidades escolares começam as atividades.

Uma das novidades para 2025 é a proibição do uso de celulares em sala de aula. A medida já foi discutida nas jornadas pedagógicas e será aplicada com a participação da comunidade escolar.

Neste início de ano letivo, segundo a SEEC, cada unidade de ensino decidirá, junto aos pais e professores, como será feita a organização dos aparelhos durante as aulas. A proposta busca conscientizar os alunos sobre o uso responsável da tecnologia no ambiente escolar.

No Rio Grande do Norte, a proibição dos aparelhos telefônicos nas salas de aula foi regulamentada por duas leis: a lei estadual 11.674/2024 e a lei federal 15.100/2025, promulgada pela Presidência da República. As duas medidas determinam a proibição do uso desses aparelhos pelos estudantes em todos os ambientes escolares, incluindo intervalos entre as aulas. O uso em sala de aula será permitido exclusivamente para fins pedagógicos, segundo a orientação dos profissionais de educação.

O objetivo das novas legislações é promover maior concentração nos estudos e zelar pela saúde mental dos estudantes, minimizando os impactos negativos associados ao uso indiscriminado de tecnologiaA cerimônia oficial de abertura do ano letivo ocorreu na Escola Estadual de Educação em Tempo Integral Santos Dumont, em Parnamirim. A unidade, a partir deste ano, oferecerá o curso técnico em Meio Ambiente, ampliando as opções de formação profissional para os estudantes.

Em 2024, o Rio Grande do Norte alcançou o melhor desempenho do país na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre estudantes de escolas públicas. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram que 7,7 a cada mil estudantes da rede estadual potiguar que prestaram o exame em 2024 obtiveram notas acima de 950 pontos na prova de redação. O resultado é atribuído, em parte, ao projeto “Se Liga no Enem”, desenvolvido pela SEEC. A iniciativa ofereceu videoaulas e plataformas digitais de aprendizagem para auxiliar os estudantes na preparação para o exame.

Tags