Encontro aconteceu durante um baile de gala organizado para apoiadores de Donald Trump para a cerimônia de posse americana

Geral

Encontro Sargento Gonçalves posta foto nos EUA ao lado de Allan dos Santos, foragido da Justiça no Brasil

Encontro aconteceu durante um baile de gala organizado para apoiadores de Donald Trump para a cerimônia de posse americana

por: NOVO Notícias

Publicado 21 de janeiro de 2025 às 10:49

O deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN), integrante de uma comitiva de mais de 20 parlamentares brasileiros que viajaram aos Estados Unidos para a posse de Donald Trump, publicou em suas redes sociais uma foto ao lado do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. O blogueiro é alvo de uma ordem de prisão emitida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na postagem, feita nos stories do Instagram, o deputado agradeceu a Allan dos Santos “por todo o trabalho em defesa do nosso Brasil” e afirmou: “Vamos recuperar a liberdade do nosso povo.” A foto do encontro foi feita durante um evento em comemoração à posse de Donald Trump, na segunda-feira (20).

Participação em eventos e jantar de gala

Sargento Gonçalves compartilhou também um vídeo ao lado de outros deputados brasileiros, incluindo Eduardo Bolsonaro (PL-SP), dançando ao som de “YMCA”, clássico da banda Village People e hino da campanha de Trump.

Sargento Gonçalves integra o grupo de parlamentares bolsonaristas que viajou para Washington para participar da posse de Donald Trump. Além dele, também estiveram presentes nomes como os deputados Gustavo Gayer (PL-GO), Nikolas Ferreira (PL-MG),Carla Zambelli (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Mario Frias (PL-SP) e Maurício do Vôlei (PL-MG).

Os parlamentares, entretanto, foram barrados no Capitólio, onde aconteceu a cerimônia oficial de posse. Ainda assim, o deputado potiguar anunciou que participaria de um jantar de gala promovido pela Heritage Foundation, instituição que fomenta políticas de extrema-direita. Na ocasião, ele vestia smoking preto e gravata borboleta, como registrado em suas redes.

Durante o evento, a comitiva bolsonarista realizou uma chamada de vídeo com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que não pôde comparecer à posse após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Bolsonaro acompanhou a posse virtualmente e foi visto emocionado.

Quem é Allan dos Santos

Com prisão preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde outubro de 2021, Allan dos Santos é investigado em duas frentes pela Corte: o inquérito das fake news e o das milícias digitais.

No inquérito das fake news, apurou-se a disseminação de notícias falsas, denúncias caluniosas e ameaças contra ministros e seus familiares. De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, Allan utilizava as redes sociais para atacar integrantes de instituições públicas, gerar dúvidas sobre o processo eleitoral brasileiro e fomentar animosidade na sociedade. Moraes afirmou que os conteúdos publicados tinham como objetivo “promover o descrédito dos Poderes da República, além de outros crimes, com a finalidade principal de arrecadar valores”.

Já o inquérito das milícias digitais investigou a atuação de Allan em uma organização criminosa que lucrava com a monetização de vídeos de viés antidemocrático. Em 2022, o blogueiro foi condenado a um ano e sete meses de prisão por calúnia contra a cineasta Estela Renner.

Além disso, há um pedido de extradição contra Allan dos Santos em análise pelo governo dos Estados Unidos. O blogueiro teve seus perfis bloqueados nas redes sociais por determinação judicial, mas frequentemente cria novas contas para driblar as suspensões.

No ano passado, Allan afirmou em uma publicação que estava trabalhando como motorista de aplicativo em Orlando, na Flórida.