Nesta terça-feira (21), o museu virtual “Arquivo Afro Religioso – Memória e patrimônio das comunidades de terreiro do RN” será lançado no Complexo Cultural da Uern, na zona Norte de Natal. O evento integra as ações alusivas ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e busca destacar a memória e o patrimônio cultural das comunidades de terreiro do Rio Grande do Norte.
O Museu registrar bens documentais, visuais e artefatos, fortalecendo o pertencimento das comunidades afro-religiosas e o combate ao preconceito e à discriminação. O projeto é fruto de uma iniciativa do Grupo de Estudos Culturas Populares e Religiosidades do Departamento de Antropologia da UFRN, coordenado pelo professor dr. Luiz Assunção, em parceria com o Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia (Gama), e conta com pesquisadores dos Departamentos de Ciências Sociais da Uern Mossoró e do Departamento de Ciências da Religião da Uern Natal.
A programação de lançamento do museu virtual está prevista para iniciar às 17h, com a abertura de uma exposição fotográfica, seguida de apresentações culturais dos grupos Egbe Logun e Estrela da Manhã. Às 18h, será realizado o lançamento oficial do Museu, durante o qual serão feitas homenagens aos guardiões da memória. O encerramento do evento contará com uma celebração pela liberdade religiosa, com a participação de representantes das tradições da Jurema, Umbanda e Candomblé.
A professora Irene Van Den Berg, pesquisadora e integrante da equipe de curadoria da exposição, explica que a escolha da zona Norte para o lançamento do museu virtual Arquivo Afro Religioso reflete a significativa presença de casas tradicionais de culto na região e o diálogo da Uern com essas comunidades. “A iniciativa reforça a importância do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, promovendo a visibilidade e o respeito às tradições de matriz africana e ameríndia”, destacou.
Serviço:
Museu Virtual Arquivo Afro Religioso
Terça-feira (21), no Complexo Cultural da Uern (Avenida Dr. João Medeiros Filho, nº 3419, no bairro Potengi, zona Norte de Natal)
Programação do evento
17h – Abertura: Exposição fotográfica e apresentação dos grupos Egbe Logun e Estrela da Manhã.
18h – Lançamento do museu virtual “Arquivo Afro-religioso: Memória e patrimônio das comunidades de terreiro do RN”.
19h – Homenagens aos guardiões da memória.
19h30 – Celebração pela liberdade religiosa com representantes da Jurema, Umbanda e Candomblé.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias