Proibição do TikTok pode ter vida curta porque Trump disse que "muito provavelmente" concederia prorrogação de 90 dias. Foto: Alexander Shatov/Unpleash

Proibição do TikTok pode ter vida curta porque Trump disse que "muito provavelmente" concederia prorrogação de 90 dias. Foto: Alexander Shatov/Unpleash

Mundo

Dançou TikTok é banido e fica fora do ar nos EUA ; empresa aposta em ajuda de Donald Trump

Essa é a primeira vez na história que o governo dos EUA proíbe uma rede de mídia social amplamente popular. Decisão obriga a popular plataforma a ficar off-line até que ela se separe da sua proprietária na China, a ByteDance

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de janeiro de 2025 às 13:00

O TikTok não está mais acessível aos usuários nos EUA, resultado de uma lei controversa que obriga a popular plataforma a ficar off-line, a menos que ela se separe de sua proprietária na China, a ByteDance.

Quando os usuários tentaram abrir o aplicativo por volta das 22h35 (horário de Brasília), uma mensagem foi exibida: “Desculpe, o TikTok não está disponível no momento”, dizia a mensagem. “Uma lei que proíbe o TikTok foi promulgada nos EUA. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto.”

A mensagem então dizia que o presidente eleito Donald Trump prometeu “trabalhar conosco em uma solução para restabelecer o TikTok assim que ele assumir o cargo. Por favor, fique atento!”. Na mesma época, o TikTok também deixou de aparecer nas lojas de aplicativos da Apple e do Google Play, impedindo que o aplicativo fosse baixado e excluindo-o de atualizações críticas de software.

Essa é a primeira vez na história que o governo dos EUA proíbe uma rede de mídia social amplamente popular.

No entanto, a proibição do TikTok pode ter vida curta. Trump disse no sábado que “muito provavelmente” concederá ao aplicativo uma prorrogação de 90 dias assim que assumir o cargo na segunda-feira. Essa prorrogação é permitida pela lei, embora exija uma certificação juridicamente vinculativa para o Congresso de que as medidas de desinvestimento da ByteDance estão em andamento.

A lei, recentemente confirmada pela Suprema Corte, instruiu a Apple e o Google a remover o serviço das lojas de aplicativos. Ela também exigiu que as empresas de hospedagem na Web, incluindo o provedor de nuvem de back-end do TikTok, a Oracle, parassem de oferecer suporte ao aplicativo ou enfrentassem penalidades que poderiam chegar a bilhões de dólares.

Ainda não se sabe por quanto tempo o serviço permanecerá off-line, mas o acontecimento atraiu críticas dos defensores da liberdade de expressão, que disseram que isso equivale ao tipo de censura governamental que os Estados Unidos geralmente condenam no cenário global.

O grupo de liberdade de expressão PEN America atacou a decisão da Suprema Corte. “Restringir o acesso à mídia estrangeira é uma marca registrada de governos repressivos, e devemos sempre ser cautelosos quando a segurança nacional é invocada para silenciar o discurso”, disse o grupo de defesa em um comunicado na sexta-feira.

Tags