João Pedro Mesquita de Medeiros é aluno da Escola Sesc Mossoró. Foto: Sesc

João Pedro Mesquita de Medeiros é aluno da Escola Sesc Mossoró. Foto: Sesc

Cotidiano

Mérito Estudante do Sesc RN conquista 6º lugar em concurso nacional de redação da Marinha

Com apenas 12 anos, João Pedro impressionou na abordagem do tema,  “Bandeirantes das Longitudes Salgadas”, que explorou o trabalho do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de janeiro de 2025 às 15:00

O estudante potiguar João Pedro Mesquita de Medeiros, da Escola Sesc Mossoró, ficou em 6º lugar no II Concurso Nacional de Redação promovido pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra). A cerimônia de premiação ocorreu na quinta-feira (9), no Comando do 3º Distrito Naval, em Natal/RN.

Com apenas 12 anos, João Pedro impressionou na abordagem do tema,  “Bandeirantes das Longitudes Salgadas”, que explorou o trabalho do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira. Ele recebeu a classificação com nota 9,7, destacando-se entre participantes de todo o país. Foram mais de 700 redações inscritas no concurso, e o aluno do Sesc Mossoró ficou em 6° lugar. “É uma sensação incrível estar aqui, foi muito legal saber que eu fiquei em 6° lugar no Brasil todo. Na redação eu falei um pouco sobre o mar neste século e como o número de turistas aumentou neste ano”, explicou.

O diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes, celebrou a vitória do estudante e a relevância do Selo Azul, reconhecimento da Unesco, conquistado pela Escola de Mossoró: “O prêmio de João Pedro é resultado de um projeto pedagógico da nossa Escola que trabalha a cultura oceânica e o Selo Azul, que a escola de Mossoró, assim como a da Zona Norte, já conquistou. Isso nos enche de orgulho”, afirma.

Para o Almirante do 3º Distrito Naval, Reis Leite, o concurso é uma oportunidade de despertar o interesse pelos temas marítimos: “A Marinha está trabalhando para que a mentalidade marítima seja incutida no povo brasileiro. Então você ver um jovem de 12 anos, de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, fazer algo relacionado ao mar, nos enche de orgulho e esperança. Eu agradeço à Escola do Sesc, que é uma escola de Selo Azul, por ter a cultura oceânica na sua grade curricular e promover mais consciência sobre a importância do mar para o nosso país”, diz.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, também esteve presente na cerimônia e destacou a importância da conquista: “Mossoró se orgulha de ter a Escola do Sesc, de Selo Azul, e por ter João Pedro, de 12 anos de idade, que está sendo premiado pela colocação em 6° lugar em um concurso nacional de redação sobre a cultura marítima. Para nós é um sentimento de felicidade e de orgulho”, disse.

Tags