O setor de turismo no Rio Grande do Norte está otimista com a chegada das festas de fim de ano, confraternizações e férias escolares. A alta temporada promete impulsionar viagens, número de turistas, contratações e faturamento.
De acordo com Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN), a estimativa de ocupação hoteleira no estado é de 77% para o Réveillon. Em Natal, a recém-concluída obra de engorda da praia de Ponta Negra permitirá uma grande celebração da virada do ano, atraindo cerca de 30 mil pessoas. “Especificamente com a conclusão da obra de engorda da praia de Ponta Negra, teremos uma grande celebração da virada do ano no local. Esse cenário turístico favorece diretamente a hotelaria, já que os turistas tendem a permanecer mais dias na cidade, o que anteriormente não ocorria com tanta frequência.”
Segundo Gosson, o evento deve favorecer o turismo e prolongar a estadia dos visitantes na cidade, uma mudança significativa em relação aos anos anteriores, quando muitos turistas seguiam diretamente para destinos como Pipa ou São Miguel do Gostoso.
Um estudo anual da Decolar, empresa líder em tecnologia de viagens na América Latina, destaca Natal como uma das cidades mais buscadas para as festas de fim de ano. Segundo a empresa, houve um aumento de 38% nas buscas por passagens aéreas para o Natal e de 32% para o Réveillon, em comparação ao mesmo período de 2023. A capital potiguar aparece entre os 10 destinos mais procurados no Brasil para o período. A praia de Ponta Negra e a Via Costeira são os grandes destaques, atraindo turistas nacionais e internacionais. Com o aumento do fluxo, espera-se um impacto positivo não apenas na hotelaria, mas também no comércio e nos serviços locais.
No Rio Grande do Norte, a rede hoteleira conta com aproximadamente 354 unidades e cerca de 53 mil leitos, sendo 27 mil deles localizados em Natal. Para Gosson, a infraestrutura robusta confirma o papel estratégico do turismo no desenvolvimento econômico do estado, setor que representa um terço do Produto Interno Bruto (PIB) estadual e conecta diretamente 54 atividades econômicas.
Uma análise feita pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) apontou um impacto econômico significativo do setor de eventos no Brasil, com um consumo total de R$ 108,29 bilhões entre janeiro e outubro de 2024, um crescimento de 6,8% em relação a 2023. Em outubro, o setor movimentou R$ 10,88 bilhões. O Rio Grande do Norte se destacou nacionalmente, com um aumento de 21,4% no consumo, o maior do país, impulsionado por eventos em Natal e destinos como Tibau do Sul e a Praia da Pipa.
Em âmbito nacional, o Ministério do Turismo projeta que o setor fature R$ 157,74 bilhões entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, maior receita em dez anos, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Entre os segmentos mais beneficiados, destacam-se bares e restaurantes (R$ 70,67 bilhões) e transporte rodoviário (R$ 37,55 bilhões).
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias