Engorda de Ponta Negra - Foto: Magnus Nascimento

Cotidiano

Obra Engorda da Praia de Ponta Negra será entregue no início de janeiro

Obra de aterro hidráulico da praia alcança 68% de execução e entra na reta final

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de dezembro de 2024 às 15:30

A obra de engorda da faixa de areia da Praia de Ponta Negra atingiu nesta semana 68% de execução, com 3 quilômetros abertos ao público. A expectativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), segundo o titular da pasta, Carlson Gomes, é que a intervenção seja concluída até o dia 31 de dezembro, caso não ocorram imprevistos.

“Estamos trabalhando a todo vapor. Atualmente, temos uma frente de trabalho em torno de 500 metros e avançamos na direção do Morro do Careca. A previsão é que a inauguração aconteça até o início de 2025, sendo uma obra que transformará a experiência de moradores, turistas e comerciantes”, afirmou Carlson.

O projeto inclui o alargamento da faixa de areia, que havia sofrido com a erosão ao longo dos anos, e a implantação de estruturas de contenção para preservar a região. As etapas já concluídas compreendem a reposição de areia em boa parte da orla e a criação de acessos para o público, garantindo maior mobilidade.

Agora, os esforços se concentram em finalizar o trecho próximo ao Morro do Careca, que demandará uma atenção especial devido às características naturais e simbólicas do local. A obra também contará com ajustes finais no paisagismo e na iluminação da orla.

A Seinfra explica que a obra é, na prática, um aterro hidráulico que, quando finalizado, proporcionará à Praia de Ponta Negra e a uma parte da Via Costeira uma faixa de areia aumentada em até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta, ao longo dos 4 km de engorda.

Aparecimento de sedimentos na areia da praia

Ao longo da semana, moradores do bairro de Ponta Negra e banhistas questionaram o aparecimento de uma grande quantidade de pequenos sedimentos semelhantes a pedras ao longo da faixa de areia. Nas redes sociais, foram postados vídeos e fotos com questionamentos sobre se seriam corais ou materiais relacionados à obra.

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, explicou que são materiais conhecidos como rodolitos, pequenos pedaços de rochas, em sua maioria de coloração branca, e que não há nenhuma característica de material semelhante a corais. “É um material inerte, sem vida, não são corais”, destacou.

Além disso, técnicos da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) reforçaram a presença de rodolitos — estruturas esféricas formadas por algas calcárias. “Elas são estruturas esféricas que se parecem com corais, mas, na verdade, são formados por algas calcárias, principalmente do gênero Lithothamnion. Quando vivas, essas algas apresentam um tom rosa vibrante e têm a incrível habilidade de incorporar carbonato de cálcio, o que as torna rígidas e resistentes”, pontuou a Funpec.

As preocupações ambientais também têm sido acompanhadas de perto pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

De acordo com o secretário de Infraestrutura, a engorda da praia promete ser um divisor de águas para Ponta Negra, que vinha enfrentando um processo acelerado de degradação. “Além de aumentar a segurança contra a erosão costeira, a nova faixa de areia contribuirá para a melhoria do espaço destinado ao lazer e às atividades econômicas”, ressaltou.

“A obra em si é o maior benefício. Ponta Negra estava perdendo seu brilho, e agora podemos ver uma transformação que trará resultados duradouros para a cidade e para todos que frequentam essa região tão especial”, concluiu Carlson Gomes.

Preparação para o Verão

A conclusão da engorda será marcada por um grande festival de verão, anunciado pelo prefeito Álvaro Dias, que começará no dia 27 de dezembro. O evento pretende celebrar a revitalização da praia e impulsionar o turismo, com uma série de atrações culturais e esportivas que se estenderão até o fim da alta temporada.

Segundo Carlson Gomes, a revitalização da faixa de areia já tem gerado resultados positivos. “Comerciantes e engenheiros relatam uma percepção de maior movimento turístico. A praia ganhou uma nova dinâmica, beneficiando toda a cadeia econômica local”, destacou o secretário.

Tags