Cotidiano

Presença da variante Delta ainda não altera ocupação de leitos no RN

Equipe da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) realizou reunião no último domingo (29) para tração estratégias para o combate da variante do novo coronavírus no estado

por: NOVO Notícias

Publicado 30 de agosto de 2021 às 15:01

Vacinação

Mais de 60 mil potiguares ainda estão com a segunda dose da vacina em atraso – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Apresar de estar confirmada a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus no Rio Grande do Norte, não foram registradas alterações nos índices de internações e de solicitação de leitos de UTI, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap/RN), a partir da plataforma Regula RN.

A média móvel de solicitações de leitos é a menor registrada pelo Regula RN desde o dia 7 de maio de 2020. No último sábado (28), eram 12 pedidos; e no domingo, passou para 20; perfazendo uma média de 17 por dia. Já o percentual de ocupação em leitos críticos está 35,3%.

Na tarde do último domingo (29), uma equipe da Sesap realizou reunião virtual para traçar novas estratégias para o combate à variante Delta no estado do Rio Grande do Norte. O secretário Cipriano Maia participou do encontro com regionais da Saúde no Estado.

Cipriano demonstrou preocupação com alguns pontos do atual cenário pontos epidemiológicos, apesar do momento favorável no RN, com o registro de queda no números de casos e óbitos, e também de solicitações por leitos de UTI no serviço público.

“Percebemos alguns municípios em vermelho, em alerta e, além disso, nossa preocupação é com a transmissão comunitária da Variante Delta e as 63 mil pessoas em todo o estado que não procuraram os postos de vacinação para completar seu esquema vacinal. Esse é um dado que requer todo cuidado”, ressaltou o secretário de saúde Cipriano Maia.

Até esta segunda-feira (30), o Rio Grande do Norte tem confirmados três casos da variante Delta, dois são familiares e detectados em pessoas que não tem registro de vacinação e o outro caso é em paciente que recebeu alta e com registro de apenas uma dose do imunizante Astrazeneca.

Tags