A Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Norte (Secult-RN) lançou no último sábado (30) o primeiro de quatro blocos de Editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com o objetivo de incentivar e fomentar a produção cultural no estado. Nessa primeira etapa, serão distribuídos mais de R$ 4,5 milhões entre 311 contemplados.
O Bloco I inclui cinco editais de premiação, que contemplam diversas manifestações culturais e artísticas do estado. Os editais visam reconhecer e valorizar trajetórias artísticas e iniciativas culturais nas áreas de culturas tradicionais, urbanas, periféricas, indígenas e quilombolas.
Os envios de propostas poderão ser feitos até o dia 19 de dezembro, por meio do portal Mais Cultura RN, disponível no endereço maiscultura.rn.gov.br.
Editais de Premiação
O Bloco I apresenta os seguintes editais:
- Premiação de Trajetórias Artísticas e Culturais: Reconhecimento de trajetórias individuais nas mais diversas expressões artísticas, nas categorias:
- Mestras e Mestres das Culturas Populares Tradicionais
- Reconhecimento de Trajetória Artística e Cultural
- Juventude Transformadora
- Premiação de Iniciativas da Cultura Tradicional e Popular: Premiação de iniciativas ou manifestações culturais realizadas por Povos de Terreiro de Matriz Afro-Ameríndia, Ciganos, Circenses, Movimentos Juninos, Movimentos de Carnaval, e outras manifestações populares e tradicionais.
- Premiação de Iniciativas da Cultura Urbana e Periférica: Reconhecimento de iniciativas artísticas e culturais realizadas por artistas, grupos ou coletivos das expressões urbanas e periféricas, com foco na valorização da pluralidade e visibilidade das produções culturais de periferia.
- Premiação de Comunidades Indígenas: Premiação de iniciativas realizadas por povos indígenas do Rio Grande do Norte, com o objetivo de fortalecer o protagonismo dessas comunidades e suas práticas culturais tradicionais.
- Premiação de Comunidades Quilombolas: Reconhecimento de iniciativas culturais realizadas por comunidades quilombolas do estado, visando valorizar o protagonismo e as práticas culturais tradicionais dessas comunidades.
Bombando no Novo Notícias