Ação intensifica campanhas de vacinação em Natal - Foto: SMS

Cotidiano

Saúde Mobilização intensifica vacinação contra dengue, Covid e Influenza neste sábado

A ação acontece em todas as salas de vacinação do município, inclusive pontos extras localizados em shoppings

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de novembro de 2024 às 14:42

Neste sábado (30), Natal realiza a mobilização de vacinação nas salas de vacinação do município, convidando a população para atualizar a caderneta de vacinação, principalmente para a proteção contra a dengue, Covid e Influenza. A ação acontece em todas as salas de vacinação do município, que contam além das vacinas em destaques, com todos os imunizantes de rotina e campanha, com as Unidades Básicas de Saúde funcionando das 8h às 12h e os pontos extras localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping abrindo das 12h às 20h.

“O carro chefe do evento serão as vacinas contra a dengue, Covid e Influenza, que estão com baixa procura pela população principalmente da dengue, que muitas pessoas aptas a receberem a segunda dose não compareceram aos postos para completar o esquema, mas faremos atualização com todas as vacinas do calendário durante a ação”, comenta Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), reforçando que durante a semana acontecem também ações de combate a arboviroses no território da capital.

A proteção contra a dengue é realizada com o imunizante Qdenga, que deve ser aplicado em duas doses com intervalo de três meses entre as aplicações para garantir a defesa contra a doença. Para se imunizar, o munícipe deve ter entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. Em Natal, até o último dia 25 de novembro, foram aplicadas cerca de 26.609 doses da Qdenga. Dessas, aproximadamente 10.374 pessoas estão aptas a receberem a segunda dose do imunizante e ainda não compareceram a um dos pontos.

A imunização contra a gripe, a vacina da influenza, está disponível para todas as pessoas com idade acima de seis meses de vida. Em Natal, já foram aplicadas cerca de 163.184 doses do imunizante. Dessas, apenas 69.828 doses representam o público prioritário, como crianças, idosos, gestantes, puérperas e indígenas. “É um número muito baixo, principalmente para o público-alvo que deve receber a vacina. É importante ressaltar também que a população geral pode se vacinar contra a doença, quanto mais pessoas imunizadas, menor a circulação dos vírus na cidade”, salienta Veruska.  

Já para a vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada na capital com o imunizante monovalente XBB, versão mais atualizada para combater as variantes da doença. Para crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, a imunização contra a doença foi incluída no Calendário de Vacinação e faz parte das vacinas de rotina dos pequenos, que devem receber duas doses com intervalo de quatro semanas entre as aplicações. Além das crianças, a vacinação está disponível também para públicos prioritários, como Trabalhadores de saúde; gestantes e puérperas; povos indígenas e ribeirinhos; idosos com idade acima de 60; Idosos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e trabalhadores dos serviços; Quilombolas; Pessoa com deficiências permanentes; pessoas com comorbidades; Imunossuprimidos; Adolescente e jovens cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e População em situação de rua.

Tags