Jornalista Maurício Kubrusly, afastado da TV desde 2019 após ser diagnosticado com demência frontotemporal, foi homenageado na abertura da 11ª Mostra de Cinema de Gostoso
Publicado 23 de novembro de 2024 às 12:12
O jornalista Maurício Kubrusly, afastado da TV desde 2019 após ser diagnosticado com demência frontotemporal, foi homenageado na abertura da 11ª Mostra de Cinema de Gostoso, realizada nesta sexta-feira (22), na Praia de Maceió, em São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte. A sessão contou com a exibição inédita do documentário “Kubrusly: Mistério Sempre Há de Pintar por Aí”, dirigido por Caio Cavechini e Evelyn Kuriki.
O filme revisita a carreira do repórter, destacando desde sua atuação como crítico musical até o reconhecimento alcançado com o quadro “Me Leva Brasil”, exibido no Fantástico, da TV Globo. O jornalista, de 79 anos, esteve presente ao lado de sua esposa, a arquiteta Beatriz Goulart, e da equipe do documentário, sendo ovacionado pelo público.
Eugênio Puppo, um dos organizadores da Mostra, destacou o trabalho da diretora Evelyn Kuriki, que foi colega de Kubrusly por 14 anos. “Ela fez um roteiro com muita propriedade, pelo conhecimento que tinha dele”, ressaltou Puppo. O filme, além de retratar a vida atual de Kubrusly com a demência, também apresenta um rico material de arquivo, resgatando algumas das matérias mais memoráveis que ele produziu, muitas delas sobre teatro e música. “Um momento muito emocionante”, completou Puppo.
O evento, que se estende até o dia 26 de novembro, prevê a exibição de filmes na Mostra Competitiva e em sessões especiais, além de debates, seminários e laboratórios de desenvolvimento de projetos. Nesta edição, jovens participantes dos cursos formativos apresentam quatro curtas-metragens — dois documentários e dois filmes de ficção.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou da abertura. O Governo do Estado, um dos principais apoiadores do evento, investiu R$ 530 mil por meio da Fundação José Augusto e da Emprotur. “Mais do que investimento financeiro, isso é compromisso com o fomento à cultura, com o turismo e com o desenvolvimento do Estado. É compromisso com o povo potiguar”, afirmou a governadora.
Criada em 2013, a Mostra de Cinema de Gostoso consolidou-se como um espaço de valorização da produção audiovisual brasileira e da formação técnica para jovens da região. Neste ano, o evento deve atrair cerca de 11 mil visitantes ao longo de cinco dias de programação, com entrada gratuita.
O documentário, que estreia no Globoplay em 4 de dezembro, traz momentos emocionantes, como o reencontro de Kubrusly com Gilberto Gil, cinco décadas após o jornalista escrever uma resenha elogiosa sobre o cantor. Apesar das limitações impostas pela demência, o filme evidencia a conexão de Kubrusly com a música, elemento central de sua vida e da obra.
A diretora Evelyn Kuriki destacou a importância de compartilhar a vida atual do jornalista, mostrando os desafios enfrentados por ele e sua esposa. “Beatriz abriu a porta da casa e da intimidade deles para dividir de forma mais ampla e universal os desafios enfrentados por outras pessoas que tornam público o diagnóstico de demência frontotemporal”, disse.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias