Seta, Consult, Ranking, Veritá, DataVero, Quaest, Perfil e Atlas Intel representam todos – ou quase todos – os institutos que divulgaram pesquisas para o cenário da disputa eleitoral 2024 em Natal.
E todos erraram e acertaram em fases diferentes do processo.
O que significa que é enganoso exaltar ou desqualificar determinada sondagem, como foi visto acontecer em diversos programas jornalísticos ligados ao prefeito eleito Paulinho Freire no dia seguinte ao pleito, quando os números finais apontaram resultado acertado por pouquíssimos institutos.
Nesse cenário, é preciso relembrar que pesquisas como a Seta, a Ranking, a Atlas e a Veritá, por exemplo, foram as únicas a apontar a ida da candidata Natália Bonavides para o segundo turno do pleito. A Ranking, por exemplo, acertou em cheio o percentual da petista, em 28%, na primeira etapa, enquanto a Seta mostrou o cenário com Paulinho e Natália no 2º turno.
Nesse momento, institutos como a Consult, a DataVero e a Quaest não conseguiram identificar o crescimento da candidatura do PT. Passaram longe no resultado final do 1º turno, apontando vitória de Carlo Eduardo e Paulinho e deixando Natália na 3ª colocação.
A Consult chegou a dar a petista com apenas 15% do percentual de votos na primeira fase da eleição, a dois dias da votação no 1° turno. Pode-se dizer, então, que a Consult errou feio.
Já a segunda etapa ficou marcada pela situação basicamente inversa, com a Consult e a DataVero acertando o resultado final em Natal, mostrando uma margem de 10% de distância de Paulinho para Natália enquanto a Seta, Quaest, Perfil e Ranking errando os e números indicando empate técnico entre os candidatos e até vitória da candidata petista.
Portanto, fica muito claro que exaltar pesquisas que só acertaram na segunda etapa da eleição e desqualificar as que só erraram agora, mas acertaram os números no início do processo, é desonesto.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias