Após a população natalense ter escolhido o seu próximo prefeito, neste domingo (27), durante a realização do segundo turno das eleições municipais, é importante analisar o movimento político, que pode influenciar nos próximos passos do cotidiano político potiguar.
Um dos aspectos a serem vistos é o engajamento popular e captação de votos entre o primeiro e segundo turno. A diferença entre Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT) no primeiro turno foi primordial para a definição do eleito.
Após a apuração dos votos no primeiro turno, ocorrido no dia 6 de outubro, Paulinho ficou com 44,08% dos votos, enquanto que Natália obteve 28,45%. Esses números representaram uma diferença de 60.663 votos, exigindo muito trabalho para que a candidata do PT conseguisse a sonhada virada.
Ao fim da apuração no segundo turno, percebe-se que a campanha de Natália Bonavides conseguiu crescer além da campanha de Paulinho, no entanto, ainda insuficiente para elegê-la. Foram 69.231 votos a mais para Bonavides, enquanto que Freire aumentou sua votação em 51.515.
O desempenho da candidata petista foi suficiente para diminuir a diferença em quase 18 mil votos, saindo dos 60.663 do primeiro turno, para 42.947 no segundo. Juntos, Paulinho e Natália aumentaram 120.746 votos.
A soma dos votos conquistados neste domingo é maior que a dos obtidos pelos candidatos que ficaram de fora do segundo turno. Juntos, Carlos Eduardo (PSD), Rafael Motta (Avante), Nando Poeta (PSTU) e Heró (PRTB), conseguiram 106.657 votos, logo Paulinho Freire e Natália Bonavides conseguiram convencer eleitores que no primeiro turno haviam votado branco ou nulo.
Apesar disso, a expressividade da campanha de Natália Bonavides coloca ela como o principal nome da oposição em Natal. Há 12 anos, Natal não vivenciava um segundo turno na disputa pela prefeitura. Já o PT, não colocava ninguém no segundo turno há 28 anos. A última representação petista a chegar tão perto do executivo natalense foi Fátima Bezerra, em 1996, quando foi derrotada por Wilma de Faria.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias