Cármem Lúcia, presidente do TSE: “A eleição segue com muita tranquilidade". Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Cármem Lúcia, presidente do TSE: “A eleição segue com muita tranquilidade". Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Política

TSE Parcial de justificativas de ausência no 2º turno das eleições soma 650 mil

Ao todo, 33,9 milhões de eleitores de 51 municípios estão aptos a votar no segundo turno. No primeiro turno, a abstenção foi de 21,71% – taxa considerada alta pela presidente do TSE, Cármen Lúcia

por: Lavínia Kaucz, da Agência Estado

Publicado 27 de outubro de 2024 às 16:30

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o número de justificativas de ausência no segundo turno das eleições municipais para 650.675 eleitores, até 13h30 deste domingo (27). Desse montante, 578.699 justificativas foram feitas no Brasil e 71.976 no exterior.

Ao todo, 33,9 milhões de eleitores de 51 municípios estão aptos a votar no segundo turno. No primeiro turno, a abstenção foi de 21,71% – taxa considerada alta pela presidente do TSE, Cármen Lúcia.

Em fala mais cedo na sede da Corte, a ministra disse que o número de ausentes não é igual em todas as regiões e afirmou que pretende apresentar dados regionalizados, mostrando a diferenciação de perfil dos eleitores que não votaram.

“Depois que terminar as eleições, vamos pesquisar os locais, quais eleitores deixaram de votar, se são homens, mulheres, os Estados e os municípios (em que estão registrados). Em geral, fazemos a apresentação do número pela média nacional, mas a causa é local”, declarou.

A presidente do TSE disse também que o clima do segundo turno das eleições municipais é de absoluta tranquilidade nas 51 cidades em que o pleito é realizado. “Realmente, estamos tendo um domingo democrático. Um domingo de eleições sem nenhum tipo de dificuldade”, disse a jornalistas a também ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), garantindo que, até às 13 horas, nenhuma ocorrência grave tinha sido registrada.

“A eleição segue com muita tranquilidade. Não houve nenhuma intercorrência e nenhum tipo de dificuldade quanto ao número de urnas devidamente distribuídas e em andamento no trabalho”, acrescentou, após manter contato com presidentes de tribunais regionais eleitorais.

Segundo a presidente do TSE, as autoridades eleitorais temiam por eventuais impactos de adversidades climáticas, como as recentes chuvas que, nos últimos dias, deixaram cidades às escuras em diferentes partes do país, como nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Os contratempos, contudo, não causaram grandes transtornos, de acordo com Cármen Lúcia.

“Temíamos pelas condições climáticas em alguns locais mas até agora [a votação] continua [ocorrendo] também sem nenhum tipo de problema”, assegurou a ministra, conclamando os eleitores a exercerem seu direito a eleger os futuros prefeitos e vice-prefeitos até às 17 horas. Pouco mais de 33,99 milhões de eleitores estão aptos a votar nos 51 municípios em que há segundo turno.

“O que queremos é que este domingo termine com o mesmo clima de tranquilidade; de direito exercido sem qualquer tipo de obstáculo. Queremos muito que os eleitores compareçam [às seções eleitorais]”, disse a ministra.

Mais cedo, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrey Rodrigues, divulgou um primeiro balanço da ação dos mais de 23 mil agentes da segurança pública e do Poder Judiciário que estão atuando neste segundo turno. Segundo ele, até o fim da manhã, 11 pessoas tinham sido conduzidas para averiguação; duas foram presas em flagrante e um veículo foi apreendido. “Ainda estão sendo apurados os detalhes. É um procedimento de polícia judiciária que está transcorrendo neste exato momento”, finalizou Rodrigues.

Tags