Durante o período de votação do segundo turno das eleições municipais em Natal, moradores da capital potiguares reclamaram da falta de opções no transporte público para se locomover na cidade. As reclamações foram registradas nas redes socias, em especial no X.
“Dia de eleição em Natal, e como se esperado os ônibus não estão rodando como foi no primeiro turno com a frota normal da semana, como esperado os empresários usando do seu poder para dificultar a locomoção no dia da eleição!”, disse o usuário @Davybezerra.
Já o @Soueuvavs lembrou a operação da PRF em 2022, que fez paradas de veículos em algumas regiões do Brasil, ao comentar o transporte público de Natal durante este segundo turno.
“Os métodos são os mesmos de 2022. Lá em 2022 a PRF fez operações pra impedir os ônibus com eleitores de Lula, e o povo foi votar a pé! Em 2024, a Prefeitura de Natal em conluio com o SETURN tirou os ônibus das ruas pra impedir que as pessoas votassem em Natália. É repulsivo.”.
O @lexandrehonorio questionou se a ação era intencional para impedir o voto da população, marcando os perfis oficiais do TRE-RN e do TSE.
“Quer dizer que a frota de ônibus de Natal/RN foi reduzida intencionalmente para impedir a população de votar para ajudar o candidato de @alvarodiasrn!? Imagina… Que coisa, né @trernoficial e @TSEjusbr…”.
Apesar das reclamações, o assessor jurídico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), Augustinho Maranhão, disse que a frota em circulação na cidade de Natal é de 100%, e nenhuma reclamação oficial foi registrada.
“Não recebemos nenhuma queixa formal sobre isso, mas a informação oficial é que 100% da frota está em circulação de forma gratuita. Tem uma grande circulação de ônibus na cidade, mas o que acontece mesmo é que há uma baixa ocupação”, disse Augustinho Maranhão em entrevista à rádio 98 FM Natal.
Além disso, ele comentou sobre a ocupação dos veículos hoje e no primeiro turno. Apesar de ainda não ter dados oficiais sobre a quantidade de usuários no transporte público hoje, Augustinho disse que há apenas impressões da operação. “Essas impressões são de poucas pessoas, menos que um domingo regular”.
Com relação ao primeiro turno, Augustinho Maranhão informou que cerca de 70 mil pessoas utilizaram o transporte público em Natal, mas não comentou a previsão para hoje.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias