Confira quais os motivos pelos quais a inteligência artificial pode não estar disponível em seu WhatsApp e o que você pode fazer para tentar acessar o recurso
Publicado 24 de outubro de 2024 às 17:00
A Meta AI, a inteligência artificial (IA) da Meta, começou a ser liberada para a maioria dos usuários do WhatsApp no Brasil. No entanto, vários relatos apontam que ainda não foi possível acessar a nova ferramenta no aplicativo. Diante disso, confira quais os motivos pelos quais a inteligência artificial pode não estar disponível em seu WhatsApp e o que você pode fazer para tentar acessar o recurso.
A Meta AI está sendo liberada de forma gradual para os usuários do WhatsApp no País, segundo a própria empresa informou, não havendo uma data definitiva para a implementação em toda a base de usuários. Isso significa que nem todos os usuários terão acesso à ferramenta ao mesmo tempo.
Se você ainda não tem acesso à Meta AI no WhatsApp, algumas medidas podem ser tomadas. Primeiramente, certifique-se de que você tem a versão mais recente do WhatsApp instalada em seu dispositivo.
Como a liberação é gradual, é possível que você tenha que aguardar alguns dias ou semanas até que a ferramenta esteja disponível em seu aparelho. Enquanto isso, você pode acessar a Meta AI pela web, através do site da Meta.
Quando a Meta AI estiver disponível em seu WhatsApp, você poderá acessá-la por meio do ícone na barra de pesquisas do aplicativo, representado por um círculo azul e roxo. Ao clicar no ícone, você abrirá uma conversa com a IA.
A Meta garante que a Meta AI foi desenvolvida com foco na privacidade e segurança do usuário, onde as conversas são criptografadas e os dados compartilhados não são utilizados para fins de publicidade ou outros fins não autorizados. Ainda assim, especialistas levantam preocupações sobre privacidade, principalmente sobre o uso de dados para o treinamento de Ias.
A ferramenta também está sendo integrada a outras plataformas da Meta, como Instagram e Facebook. No Instagram, a IA pode ser acessada por meio das mensagens diretas (DMs) e das buscas. Já no Facebook, a inteligência artificial está disponível em diversos recursos, como nas mensagens diretas, nas buscas e no feed de notícias.
A Meta AI funciona de forma similar a outros chatbots de IA generativa, como o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, interagindo com os usuários por meio de linguagem natural. As principais funcionalidades da IA incluem responder a perguntas e fornecer informações sobre uma variedade de tópicos, gerar diferentes tipos de conteúdo criativo, como textos, traduções e roteiros, e criar imagens a partir de descrições textuais, utilizando o recurso “Imagine”.
A ferramenta também auxilia na comunicação, como sugerir respostas para mensagens e comentários, oferecer recomendações personalizadas, como restaurantes, lugares para visitar e produtos, e resumir textos e conversas. Além disso, traduz idiomas em tempo real, cria testes de múltipla escolha para estudo, gera painéis de referências estéticas para decoração e design e fornece informações sobre postagens no feed do Facebook
Apesar das capacidades mencionadas, a plataforma ainda está em fase experimental, podendo apresentar falhas como foi demonstrado pelo Estadão.
Em testes, a inteligência artificial “alucinou”, criando personagens não existentes para a Turma da Mônica e errando uma operação matemática simples. Procurada, a Meta afirmou que as falhas na ferramenta eram esperadas. “Quando anunciamos nossas funcionalidades de inteligência artificial generativa, informamos que esta tecnologia nova não seria perfeita.”
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias