Valdemar e Bolsonaro

Foto: Reprodução/Youtube

Política

Eleições 2026 “Bolsonaro será candidato em 2026”, diz Valdemar Costa Neto

Presidente do PL aposta que Bolsonaro será elegível, apesar de inelegibilidade até 2030

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de outubro de 2024 às 12:46

Valdemar Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal (PL), afirmou em um vídeo publicado na madrugada desta sexta-feira (18), que o ex-presidente Jair Bolsonaro será candidato à Presidência em 2026, apesar de estar inelegível até 2030. A declaração veio uma semana após o dirigente citar outros possíveis nomes para representar a direita, o que gerou reação do próprio Bolsonaro.

“Bolsonaro é o representante da direita no mundo. O que acontece é que, como está inelegível, eles acham que o Bolsonaro não vai ser candidato, mas ele será candidato”, declarou Valdemar em uma publicação no Instagram.

Na legenda do post, Valdemar reforçou sua confiança de que Bolsonaro estará apto para concorrer no próximo pleito. “Jair Bolsonaro é o maior líder da direita ão só no Brasil, mas no mundo inteiro. Ele é um fenômeno por onde vai. Ele ficará elegível e será candidato em 2026, é esperar para ver”.

Em 11 de outubro, Valdemar havia mencionado em entrevista à GloboNews que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seria o nome principal do partido para a corrida presidencial. Também mencionou a possibilidade de candidatura de Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente.

O presidente do PL destacou ainda que acredita que Bolsonaro pode se tornar elegível antes das eleições de 2026, citando um projeto em tramitação no Congresso Nacional que visa anistiar condenados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro. Bolsonaro é investigado como um dos possíveis mentores dos atos antidemocráticos, em um inquérito relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Cinco dias após a entrevista de Valdemar, Bolsonaro declarou ao portal Auri Verde Brasil que continua sendo o nome da direita para 2026. No entanto, se sua inelegibilidade não for revertida, ele afirmou que se retirará da vida política.

Tags