Victor Diógenes Arsban

Prefeitura Municipal de Natal - Foto: Rogério Vital/NOVO Notícias

Cotidiano

Denúncia Cunhado de Álvaro Dias é denunciado por assédio eleitoral em Natal

Victor Diógenes, ex-diretor da Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (Arsban), teria sido flagrado ameaçando demitir servidores que não votassem em Paulinho Freire

por: NOVO Notícias

Publicado 17 de outubro de 2024 às 17:51

O cunhado do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e ex-diretor da Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (Arsban), Victor Diógenes, foi denunciado pela suposta prática de assédio eleitoral, cometido contra prestadores de serviço terceirizados e comissionados da agência, ao pedir voto para o candidato Paulinho Freire (União).

O caso foi denunciado por um dos assediados, que gravou uma conversa do então diretor com servidores, e encaminhou o conteúdo ao Ministério Público do Trabalho (MPT), que investiga o caso em sigilo. A denúncia foi divulgada pela CNN Brasil.

De acordo com a denúncia, Victor Diógenes teria orientado os servidores a “colocarem o cargo à disposição”, ou seja, pedir demissão, caso não votassem no candidato Paulinho Freire, apoiado pelo prefeito Álvaro Dias.

O denunciante, que preferiu não ser identificado, conversou com o NOVO e confirmou que foi demitido no dia 8 de outubro, ou seja, dois dias após o primeiro turno das eleições, quando Paulinho Freire e Natália Bonavides avançaram para a disputa do segundo turno, que acontece no próximo dia 27.

O denunciante ainda confirma que o ex-diretor convocou os trabalhadores em dois momentos distintos.

“Teve uma reunião anterior que ele – Victor Diógenes – solicitou a presença de todos os terceirizados no lançamento da chapa do Paulinho Freire, e que a presença de todos terceirizados era obrigatória. Esse evento foi num sábado, mas a reunião que ele convocou todos os terceirizados – quando ocorreram as ameaças – foi num dia de semana, em horário de expediente”, conta o denunciante.

Victor Diógenes acabou exonerado do cargo na Arsban após a denúncia chegar até o MPT, e a Prefeitura Municipal de Natal ser interpelada pelo jornalismo da CNN Brasil sobre o caso. A exoneração do ex-diretor foi publicada na edição do dia 15 de outubro, a última terça-feira, do Diário Oficial do Município (DOM).

Prefeitura garante respeito às leis

Em nota, a Prefeitura de Natal confirmou o desligamento de Diógenes para que os fatos sejam apurados. Confira.

“Em relação ao episódio citado, informamos que o referido servidor foi exonerado do cargo que exercia na Agência Reguladora de Saneamento para que os fatos sejam apurados. A gestão municipal reafirma que respeita o posicionamento político individual de seus servidores e não abre mão da ética e o respeito às leis.”.

MPT notificou a Arsban e comunicou o fato ao MP Eleitoral

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN), em resposta ao NOVO, confirmou a denúncia e comunicou a abertura de uma notícia de fato. Em nota, o MPT informou que a Arsban já foi notificada e que o caso também já está sob o conhecimento do Ministério Público Eleitoral.

Confira a nota

“O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) confirma o recebimento da denúncia de assédio eleitoral no trabalho contra a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município De Natal (Arsban).

O MPT-RN já abriu notícia de fato e enviou notificação para a Arsban apresentar a documentação solicitada.

Todos os procedimentos relacionados à assédio eleitoral também comunicados à Procuradoria Regional Eleitoral e ao Ministério Público Estadual.”.

Tags