Projeto Dunanis de energia solar no RN vai evitar a emissão de 20 mil toneladas de CO2 por ano. Foto: Divulgação

Projeto Dunanis de energia solar no RN vai evitar a emissão de 20 mil toneladas de CO2 por ano. Foto: Divulgação

Economia

Investimentos Mercedes-Benz do Brasil e a Raízen Power se unem em projeto de energia solar no RN

O projeto Dunamis abrange uma extensa área, de 600 hectares, em Santana do Matos, município localizado a 190 quilômetros de Natal, na região central do Estado

por: NOVO Notícias, com informações do Valor Econômico e da Sedec

Publicado 12 de outubro de 2024 às 08:46

A Mercedes-Benz do Brasil e a Raízen Power anunciaram uma parceria em projeto de geração de energia solar no Rio Grande do Norte (RN). A informação foi destaque na edição desta sexta-feira (11) do jornal Valor Econômico. A montadora terá participação societária na usina do projeto Dunamis, em construção pela Raízen, o que lhe permitirá obter de fonte renovável a energia necessária ao funcionamento das suas fábricas no Brasil.

Na época que este projeto foi apresentado no RN, em 2023, foi informado que o projeto Dunanis teria a maior usina de produção de energia solar do RN. O complexo conta com quatro parques, totalizando 141 MWp de capacidade instalada, com investimento de R$ 550 milhões.

“O projeto Dunamis abrange uma extensa área, de 600 hectares, em Santana do Matos, município localizado a 190 quilômetros de Natal, na região central do Estado”, informou o jornal. “Trata-se de mais um projeto que confirma o protagonismo do Estado em energias renováveis, desta vez com a presença de uma montadora do porte e importância econômica da Mercedes-Benz do Brasil”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato.

Segundo o Valor, o modelo adotado pela Mercedes é o de autoprodução. Nesse modelo, a empresa consumidora de energia é autorizada a investir na geração. “Com a produção na fazenda solar, a montadora terá toda a energia que precisa para o funcionamento das duas fábricas — a de caminhões e ônibus em São Bernardo do Campo (SP) e a de cabines em Juiz de Fora (MG).

“Isso significa o Estado cada vez mais fortalecido do ponto de vista da contribuição à descarbonização e da ampliação de sua importância para o cenário de participação e liderança no mercado de geração de energia renováveis”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento do RN.

“Poderemos ter, de forma 100% sustentável, toda a energia que precisamos em nossas fábricas e eventualmente até um excedente, o que nos ajuda em ideias ou atividades futuras”, disse Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, sobre o projeto de geração de energia fotovoltaica no RN. Segundo Puchert, a companhia tem trabalhado para atingir a neutralidade de CO2 nas fábricas em todo o mundo.

O parque em instalação no território potiguar dará uma contribuição para o cronograma dessa meta. O presidente da montadora disse que, com a parceria, a empresa poderá até mesmo antecipar os prazos que definiu rumo a esse objetivo.

O jornal Valor Econômico noticiou que a fase final de construção, segundo a Raízen, do projeto Dunamis envolve quatro usinas solares, com capacidade total instalada de 117,54 megawatts (MW). Frederico Saliba, CEO da Raízen Power, afirmou à publicação que “o projeto permite mais parcerias com outras empresas.

“Trata-se de um projeto que vai evitar a emissão de 20 mil toneladas de CO2 por ano. Isso equivale à plantação aproximada de 140 mil árvores”, destaca Saliba.

Tags