Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Opinião Daniela Freire: só três pesquisas acertaram — em parte — resultado da eleição em Natal

Terminado o resultado das eleições no primeiro turno em Natal, apenas três institutos de pesquisa conseguiram capturar, em parte, a realidade que sairia das urnas na noite de 6 de outubro, com Natália Bonavides no segundo turno – ao lado de Paulinho Freire

por: Daniela Freire, do NOVO Notícias

Publicado 7 de outubro de 2024 às 16:15

Pesquisas

Terminado o resultado das eleições no primeiro turno em Natal, apenas três institutos de pesquisa conseguiram capturar, em parte, a realidade que sairia das urnas na noite de 6 de outubro, com Natália Bonavides no segundo turno – ao lado de Paulinho Freire. Seta/Band, Atlas Intel e Ranking/OPotengi foram os únicos que divulgaram que as sondagens de intenção de voto apontavam a petista no segundo turno.

Acertaram

Nos últimos dias que antecederem a votação, a pesquisa Ranking/OPotengi registrou que o segundo turno ocorreria entre Carlos Eduardo (36%) e Natália Bonavides (31%). Já a Seta/Band divulgou que Carlos Eduardo (31%) é quem estaria com a candidata do PT no 2° turno, dando Natália com 28,5%, acertando, além da ida de Natália para o 2° turno, o resultado final conquistado por ela, os chamados votos válidos.

Quase na mira

Já a Atlas Intel, tão criticada por realizar as consultas pela Internet, acabou ficando entre os três únicos institutos que acertaram vitória de Natália sobre Carlos Eduardo, tendo sido a única a apresentar um cenário de segundo turno com Paulinho Freire e Natália Bonavides, embora tenha errado o percentual, que colocava Natália à frente do candidato do bolsonarismo, mas em empate técnico, com 32,7% para Bonavides e 32,5% para Freire.

Feeling

Dessa forma, esta jornalista/analista política acertou ao preferir não arriscar uma aposta para o segundo turno na capital potiguar quando questionada na TV Ponta Negra, na 98FM e no Potengicast. Embora sempre registrando o crescimento contundente de Natália e a subida fenomenal de Paulinho. Além disso, o peso favorável das composições partidárias e aliados sempre foi ponto ressaltado por esta colunista, no sentindo de apontar a ameaça que circulava em torno da possibilidade de Carlos Eduardo não chegar ao segundo turno das eleições, criando um cenário político histórico na capital potiguar.

Ressaca

O dia seguinte pós resultado eleitoral é de ressaca para alguns… O MDB Natal, comandado pelo ex-vereador Júlio Protásio, por exemplo, que era o candidato ‘puxador de votos’ da legenda, inclusive, não conseguiu eleger nenhum nome para a próxima composição da Câmara Municipal de Natal. Além disso, perde também o vice-governador Walter Alves, presidente estadual do MDB.

Zerou

A família Alves, de forma geral, saiu derrotada pelas urnas em Natal e a partir de fevereiro de 2025 não contará com ninguém representando o sobrenome no Legislativo. Também perde força com a derrota acachapante de Carlos Eduardo, que tinha como um dos principais aliados e assessor político o primo Henrique Alves.

De Henrique para Natália

Henrique Alves, aliás, já fez um afago bem carinhoso em Natália Bonavides antes mesmo da abertura das urnas e do resultado final das eleições, com Carlos fora da disputa. Na rede social Thread, ele rasgou elogios ao desempenho da petista como concorrente à Prefeitura. “Antes de as urnas se abrirem quero aqui fazer justiça. Nos debates, na sua propaganda, a candidata Natália Bonavides manteve sempre um tom respeitoso e democrático! Críticas normais aos candidatos e assim democracia se impõe! Civilidade!”, escreveu. Será que já é um sinal de fumaça favorável saindo da campanha Carlos em direção à campanha de Natália Bonavides no 2° turno?

Perdeu

Quem também sofre a ressaca da derrota nesta segunda-feira é o grupo bolsonarista e de extrema-direita (Rogério Marinho e Styvenson Valentim) de Salatiel de Souza, que, em Parnamirim, perdeu a disputa para Nilda – o que já era a tendência apresentada em algumas pesquisas. Por lá, vale salientar, muitos institutos também erraram feio o resultado… A derrota da extrema-direita na cidade é simbólica porque foi o único município do RN a dar vitória a Jair Bolsonaro em 2022.

Longe de aliança

Logo após o resultado das urnas, os principais atores do processo deram declarações à imprensa. À 98FM, que fez a maior e melhor cobertura das eleições do RN, com 12 horas de transmissão ininterruptas, o atual prefeito Álvaro Dias, aliado de primeira hora de Paulinho Freire, fez duras críticas ao adversário derrotado Carlos Eduardo Alves. Talvez o prefeito tenha se esquecido que vem aí um segundo turno, considerada uma “nova eleição”, em que Paulinho disputará com Natália e há quem aposte que a petista já sai com vantagem no eleitorado carlista, que em boa parte é de centro-esquerda.

Por um triz

A disputa mais acirrada para uma cadeira de vereador (a) da capital foi entre Júlia Arruda, que é vereadora, e Samanda Alves. A candidata da governadora Fátima Bezerra foi eleita com maioria de 9 votos sobre Arruda, que será a primeira suplente da coligação PT/PV/PCdoB.

Tags