Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern. Foto: Neoenergia Cosern

Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern. Foto: Neoenergia Cosern

Opinião

Artigo Seridó: terra de energia limpa e desenvolvimento

A Neoenergia Cosern se tornou pioneira no movimento de transição energética no Brasil, instalando há quase 20 anos no litoral Norte potiguar seu primeiro parque eólico

por: Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern

Publicado 30 de setembro de 2024 às 17:00

A emergência climática está transformando paisagens e sociedades. Os recursos naturais clamam por mudanças de comportamento humano, e o processo de transição energética requer a união dos diversos atores sociais.

Inserida nesse contexto e preocupada com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades nas quais está inserida, dentro e fora do Rio Grande do Norte, a Neoenergia se tornou pioneira no movimento de transição energética no Brasil, instalando há quase 20 anos no litoral Norte potiguar seu primeiro parque eólico. Um marco na geração de energia limpa nesse estado abençoado pelo vento e sol em abundância.

É justamente esse sol que, durante décadas castigou o sertão secando rios e açudes, agora gera a energia da transformação no Seridó. Neste mês, a Neoenergia Cosern doou sua primeira usina solar fotovoltaica na região. A Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) recebeu, em seu novo prédio no Bairro Penedo, quase 300 placas solares.

Hoje, através do Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o processo de eficientização do consumo de energia da EMCM se une ao novo prédio, um sonho antigo de professores, alunos, técnicos e diretores.

Foram investidos aproximadamente R$ 500 mil, a custo zero para a instituição, e colocada em operação a terceira maior usina solar já doada pela concessionária de energia no estado até hoje. Ela será responsável pela geração anual de 230 MWh/ano, suficiente para abastecer 200 residências com consumo médio de 110kWh/mês, e proporcionará uma economia anual de 46% na conta de energia da EMCM.

Assim como o projeto pedagógico da Escola Multicampi, que transforma positivamente a realidade do Seridó potiguar formando médicos, a Neoenergia Cosern deseja contribuir para a descarbonização da sua área de concessão através do fomento das energias renováveis. Interiorizar esse processo no Seridó, que hoje é uma terra de energia limpa e desenvolvimento sustentável, é um grande passo nessa direção.

Tags