A Orquestra Sinfônica do RN (OSRN) realiza concerto nesta quarta-feira (25), às 19h30, no Teatro Alberto Maranhão (TAM). Sob regência e direção artística de Linus Lerner, o programa conta com a participação dos solistas Roberto e Ricardo Silva (flautas), André Kolodiuk (violino) e Diego Paixão (violoncelo).
A apresentação é aberta ao público, com retirada dos ingressos liberada uma hora antes do início do concerto na bilheteria do teatro. A temporada segue com a campanha de doação voluntária de 1kg de alimento não perecível, que serão distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade alimentar do Bairro de Nova Descoberta e para a ONG Attransparência.
O programa reúne cinco peças de renomados compositores, como Antonín Dvořák, Dmitri Shostakovich, Franz Doppler, Otto Nicolai e John Williams. O concerto inicia com a Abertura “As alegres esposas de Windsor” de Otto Nicolai. O primeiro solo será o “Andante e Rondo” para flautas e orquestra do compositor austríaco Franz Doppler, interpretado pelos irmãos Ricardo e Roberto Silva. A complexidade de seus ritmos transmitem influências ciganas tanto checas como húngaras.
O segundo solo será apresentado pelo spalla da OSRN, André Kolodiuk, que interpretará o tema do filme “A Lista de Schindler”, composição de John Williams. Como terceiro solista, Diego Paixão executará o primeiro movimento do concerto para violoncelo e orquestra do compositor russo Dmitri Shostakovich. Esta peça é considerada uma das mais difíceis do repertório para este instrumento.
“No concerto da OSRN deste mês apresentaremos uma das mais importantes sinfonias do repertório sinfônico que é a Sinfonia No. 9 de Antonin Dvořák, chamada também de ‘Sinfonia do Novo Mundo’. Foi composta em 1893 quando Dvořák vivia nos Estados Unidos e, ao mesmo tempo que se encantava com a música americana, principalmente a música
negra, sentia saudades do folclore da sua terra, a região da Boêmia. Essa sinfonia tem grande importância no repertório sinfônico pela excelente qualidade artística, além de uma beleza melódica e um multiculturalismo que anuncia correntes da música do século XX. Foi também a sinfonia que cruzou o espaço na viagem à lua pelos astronautas americanos no Apolo 11 em 1969”, explica o maestro Linus Lerner.
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é o maior e mais antigo corpo artístico em atuação no estado. A Temporada OSRN de 2024 tem realização do Governo do Estado do RN, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação José Augusto, com produção da Mapa Realizações Culturais.
Os solistas
André Kolodiuk (violino) é natural de Natal-RN e possui bacharelado em Música pela UFRN, mestrado em Performance Musical, pela Azusa Pacific University, e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, tem realizado recitais de música de câmara no estado do RN e é spalla da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, onde é membro efetivo desde 2006.
José Roberto Silva (Flauta) é bacharel em Música pela UFPB e mestrando em Música pela UFRN. Atuou como professor de Regência, Teoria Musical, História da Música, Música de Câmara, Flauta Doce e Flauta Transversal em diversos institutos e escolas nos Estados do RN, PB, CE, PE, RJ, DF, MS e Argentina.
José Ricardo Silva (Flauta) foi músico integrante da Orquestra Filarmônica Norte Nordeste e Orquestra Jovem da Paraíba. Atualmente é músico efetivo da Orquestra Sinfônica do RN, Banda Sinfônica da Cidade do Natal e desenvolve projetos tecnológicos de inclusão musical e social para deficientes auditivos e autistas.
Diego Paixão (Violoncelo) é bacharel e mestre em música pela UFRN, tendo estudado também em instituições europeias. Como solista, esteve à frente de grupos como Orquestra Acadêmica do Mozarteum Brasileiro, Orquestra Filarmônica UFRN, Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Parnamirim Jazz Sinfônica e Camerata Potiguar, além de ter ministrado masterclasses na UFC, UFRN, UFPA e Instituto Baccareli.
O que: Concerto da Orquestra Sinfônica do RN
Quando: Quarta-feira (25), às 19h30
Onde: Teatro Alberto Maranhão (Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira, Natal – RN)
Ingressos: Gratuitos – retirada uma hora antes do concerto na bilheteria do teatro
Abertura “As alegres esposas de Windsor”- Nicolai, Otto
Andante e Rondo Op 25 – Doppler, Franz
Solistas: Roberto e Ricardo Silva
Tema do filme “A Lista de Schindler” – Williams, John
Solista: André Kolodiuk
Concerto para Violoncelo No. 1 (I Mov) – Shostakovich, Dmitri
Solista: Diego Paixão
Sinfonia No. 9 Op 95 em Mi menor (Novo Mundo) – Dvořák, Antonín
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias