A Prefeitura do Natal sancionou a lei que autoriza a concessão do Teatro Municipal Sandoval Wanderley, no bairro do Alecrim, ao Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc-RN) por um período de 20 anos. O espaço cultural está fechado desde 2009.
O projeto, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado pela Câmara Municipal de Natal em regime de urgência no dia 14 de agosto, juntamente com a concessão do Complexo Turístico da Redinha.
A lei, publicada no Diário Oficial do Município da segunda-feira (09), estabelece que o Sesc ficará responsável pela gestão do teatro e deverá manter as finalidades culturais do espaço.
O contrato também garante que grupos teatrais locais terão prioridade na reserva do espaço para ensaios, sem custos. Além disso, o nome oficial do teatro deverá incluir o termo “Sesc” pelos próximos 20 anos.
A concessão prevê uma possível renovação ao final do período, caso haja interesse mútuo entre o Sesc e a prefeitura. O Sesc será responsável por todos os encargos civis, administrativos e tributários do imóvel e as eventuais benfeitorias realizadas no espaço serão incorporadas ao teatro, sem direito a indenização.
Entre as obrigações do Sesc, a lei determina a criação de uma exposição permanente sobre os eventos históricos ocorridos no teatro desde sua inauguração.
História do Teatro Sandoval Wanderley
Inaugurado em 1962, o Teatro Sandoval Wanderley começou a ser construído no final dos anos 1950. O espaço, que parou de funcionar em 2009, recebeu obras de requalificação a partir de 2022. A reforma teve um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões.
O teatro foi nomeado em homenagem ao poeta, jornalista, ator e dramaturgo assuense Sandoval Wanderley, fundador de importantes grupos teatrais no estado, como o Conjunto Teatral Potiguar e o Teatro de Amadores de Natal.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias