Transporte público de Natal

Cotidiano

Eleições 2024 Conheça as propostas dos candidatos à prefeitura para o transporte público

Sugestões dos seis concorrentes à cadeira do Executivo da capital incluem a construção de uma terceira ponte sobre o Rio Potengi, programa Tarifa Zero para os ônibus e a integração entre diferentes modais de mobilidade

por: NOVO Notícias

Publicado 2 de setembro de 2024 às 16:30

Os candidatos à Prefeitura de Natal têm propostas das mais diversas para enfrentar os desafios relacionados ao trânsito da cidade. O sistema público de transporte, por sinal, é uma das maiores críticas dos moradores da capital.

Entre as principais sugestões nos planos de governo dos seis postulantes ao cargo — Carlos Eduardo (PSD), Hero (PRTB), Nando Poeta (PSTU), Natália Bonavides (PT), Paulinho Freire (União) e Rafael Motta (Avante) — estão a criação de uma terceira ponte sobre o Rio Potengi, o programa Tarifa Zero para o transporte público e a integração entre diferentes modais de mobilidade. Além disso, os seis candidatos propõem a expansão de ciclovias, inicialmente na área central, e melhorias na infraestrutura urbana, como recapeamento asfáltico e ampliar a iluminação pública em todas as regiões.

Leia o resumo das propostas dos principais candidatos de Natal

Carlos Eduardo (PSD)
O candidato propõe uma série de melhorias para a mobilidade urbana de Natal, incluindo a modernização da frota de ônibus com veículos híbridos e elétricos, a ampliação das linhas de transporte público e a criação de terminais de integração. Ele também planeja a construção de ciclovias e a instalação de bicicletários para promover o uso de bicicletas. Além disso, a proposta inclui a integração entre diferentes modais de transporte por meio de uma plataforma digital e a implementação de medidas para aumentar a segurança no trânsito, como redutores de velocidade e campanhas de conscientização. A viabilidade da tarifa zero no transporte público será estudada, e a requalificação do sistema viário será uma prioridade para melhorar a fluidez do tráfego e garantir uma infraestrutura eficiente e segura.

Heró (PRTB)
Heró propõe a melhoria do transporte coletivo em Natal com a introdução de ônibus 24 horas e BRTs (Bus Rapid Transit) nos horários de pico, além de trens em parceria com a CBTU nas principais vias da cidade. Ele sugere reforçar as linhas de ônibus nos horários de maior fluxo para reduzir a superlotação. Outra proposta inclui a remodelação e reestruturação do Terminal Rodoviário de Natal. Heró também propõe criar ciclovias, inicialmente na área central de Natal, e melhorar a infraestrutura urbana, incluindo recapeamento asfáltico e melhorias na iluminação pública em áreas deficientes. A construção de uma nova ponte para a Zona Norte, com faixas exclusivas para ônibus e trem até o novo aeroporto Aluízio Alves, também faz parte de suas propostas para a mobilidade urbana.

Nando Poeta (PSTU)
Nando Poeta propõe a criação de uma Empresa Pública de Mobilidade Urbana e a municipalização de todo o sistema de transporte, retirando o Seturn (sindicato das empresas de transporte) do serviço. Suas propostas incluem a redução pela metade do valor da passagem de ônibus, a implementação de passe livre para estudantes e desempregados, e o cancelamento de isenções fiscais dadas ao Seturn. Ele também sugere cobrar e executar a dívida que as empresas de transporte têm com o município. Para melhorar a infraestrutura de transporte, Poeta defende a criação de um sistema integrado que inclua trens, VLTs (veículos leves sobre trilhos), ônibus e ciclovias em Natal e na região metropolitana, além de buscar recursos dos governos estadual e federal para o projeto de mobilidade urbana.

Natália Bonavides (PT)
Natália Bonavides propõe transformar o transporte público de Natal para priorizar o coletivo sobre o individual e promover a mobilidade ativa. Entre as propostas estão a criação de uma rede de transporte metropolitana integrada, tanto fisicamente quanto tarifariamente, e a instalação de infraestrutura para combinar mobilidade ativa com outros meios, como ônibus e metrô. Bonavides sugere a revisão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e a reorganização da secretaria responsável pela mobilidade para melhor gerir o sistema de transporte. Ela propõe também a ampliação de faixas exclusivas para ônibus, ciclovias, e a promoção de transportes sustentáveis com baixa emissão de carbono. A candidata defende o Programa Tarifa Zero para expandir gradualmente a gratuidade no transporte público e melhorar as condições de trabalho para os trabalhadores do setor. Outras propostas incluem a requalificação do sistema ferroviário e a promoção do uso de bicicletas e veículos leves, como patinetes elétricos, integrados ao sistema de transporte público.

Paulinho Freire (União)
Paulinho Freire propõe modernizar o sistema de transporte e mobilidade urbana em Natal. As propostas incluem a modernização do parque semafórico e a reativação dos painéis de mensagens para otimizar o fluxo de trânsito. Também sugere a inclusão de dados em tempo real do transporte público em aplicativos, a criação de estacionamento rotativo, e a ampliação da infraestrutura cicloviária e acessibilidade nas calçadas. Outras iniciativas são a construção de novos terminais de transporte coletivo, a implantação de serviços de bike share, a instalação de eletropostos para carros elétricos, e a regulamentação de serviços de frete e transporte por aplicativos. Freire também defende a criação de uma escola de educação de trânsito, a reestruturação de avenidas na Zona Norte, e a realização de estudos para a eletrificação da frota de transporte público.

Rafael Motta (Avante)
Rafael Motta propõe a criação de uma linha de ônibus elétrico em Natal, focando em conforto e sustentabilidade. A proposta inclui painéis digitais e aplicativos para informar o percurso em tempo real, tempo de espera e lotação, visando maior transparência e eficiência. Além disso, busca promover alternativas de transporte como bicicletas e patinetes compartilhados, melhorando a infraestrutura urbana para suportar esses novos meios.

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