O vereador Jessé Oliveira (União Brasil), de 27 anos, assumiu a prefeitura de João Dias, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, na tarde desta quinta-feira (29). A posse ocorreu em uma sessão realizada virtualmente devido a preocupações com a segurança, após o assassinato de seu irmão, o prefeito Marcelo Oliveira, e de seu pai, Sandi Oliveira, em um atentado durante uma campanha eleitoral na última terça-feira (27).
Jessé, que era presidente da Câmara Municipal, foi chamado a assumir o Poder Executivo dois dias após a tragédia. A vice-prefeita eleita em 2020, Damária Jácome, não assumiu a prefeitura porque está afastada do cargo desde 2022.
Marcelo Oliveira havia denunciado ameaças de Damária e de seu pai, Laete Jácome, então presidente da Câmara. Damária é candidata ao cargo de prefeita nas eleições de 2024.
O mandato de Jessé Oliveira como prefeito interino deve durar até o fim do ano. Um novo prefeito será escolhido nas eleições suplementares, marcadas para 6 de outubro, e assumirá o cargo no início de 2025.
Desde o início das investigações sobre o atentado, as forças de segurança do estado prenderam 14 pessoas: quatro suspeitos de envolvimento direto no crime e outros 10 por planejarem uma vingança.
Após a posse, Jessé utilizou as redes sociais de seu irmão falecido para divulgar uma “carta aberta” à população de João Dias, que tem cerca de 2 mil habitantes. Na mensagem, ele expressou sua determinação em liderar a cidade durante este momento difícil.
“Em meio a essa tragédia, sou chamado a assumir a responsabilidade de liderar nossa cidade. Este não era o caminho que eu esperava trilhar, e não posso negar o peso que isso traz, especialmente em um momento de tanta dor. Mas, apesar da angústia, tenho em mim a firme determinação de continuar o legado que meu pai e meu irmão construíram com tanto amor e dedicação”, escreveu Jessé Oliveira.
O prefeito de João Dias (RN), Marcelo Oliveira (União Brasil), e o pai dele foram assassinados a tiros na manhã desta terça-feira (27). De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, o pai do prefeito, Sandi Alves de Oliveira, morreu no local do crime.
O prefeito Francisco Damião de Oliveira, também conhecido como Marcelo Oliveira, chegou a ser socorrido e teve a morte constatada em um hospital de Catolé do Rocha, na Paraíba, cidade próxima à divisa com o Rio Grande do Norte e a 15 quilômetros de João Dias. Marcelo Oliveira era candidato à reeleição nas eleições de outubro.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias