O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, nesta segunda-feira (26), a participação de quatro entidades como observadoras nas eleições municipais de outubro. A inclusão de missões independentes faz parte do procedimento padrão para todas as eleições.
Com a autorização, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), a Transparência Eleitoral Brasil e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) terão a permissão para acompanhar todas as etapas do processo eleitoral e deverão apresentar um relatório ao final das eleições.
O TSE informou que a presença de entidades observadoras é importante para garantir a transparência e a integridade das eleições.
O TSE afirmou: “A participação das missões de observação eleitoral nacional no acompanhamento do processo eleitoral e das eleições de outubro demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência, a segurança e a integridade do sistema eletrônico de votação.”
Nas eleições presidenciais de 2022, mais de 120 observadores internacionais confirmaram a confiabilidade do pleito no Brasil, incluindo representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Parlamento do Mercosul (Parlasul) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias