Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Política

Opinião Daniela Freire: “ela quer minha presença”, diz Fátima sobre Natália

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de agosto de 2024 às 15:15

COLUNA DANIELA FREIRE

Está dentro!
”Óbvio que vou participar. Ela está doidinha pela minha presença”. Foi assim que a governadora Fátima Bezerra respondeu esta colunista, quando questionada sobre a sua participação na campanha à Prefeitura de Natal da deputada Natália Bonavides, tendo em vista o alto índice de reprovação da gestão estadual do PT na capital potiguar, segundo apontam as últimas pesquisas divulgadas. A pergunta foi feita na última quarta-feira, durante um café oferecido pela governadora, em seu gabinete, a cerca de 15 jornalistas mulheres de diversos veículos. “É claro que irei participar, mas sempre priorizando a gestão”, afirmou, ao mesmo tempo que elogiou o desempenho da candidata do PT. “Está preparada e fazendo um excelente trabalho”, ressaltou.

Em campanha
A garantia dada na conversa com as jornalistas foi colocada em prática já neste fim de semana, quando Fátima apareceu ao lado de Natália em uma caminhada e entrega de adesivos e material de campanha em Ponta Negra, bairro que é reduto eleitoral da governadora.

Avanços nas estradas
No encontro com Fátima, na última quarta, que durou cerca de três horas, entre os vários temas colocados à mesa, ela fez questão de detalhar as entregas das rodovias estaduais, muitas delas que estão sendo completamente refeitas, ampliando-as, equipando-as com bueiras, acostamento, renovação asfáltica, sinalização e etc. E ela apresentou dados e comparativos, destacando que desde o governo Wilma de Faria as estradas do RN não viam recuperação alguma. Disse que vem por aí campanha nova mostrando tudinho. “Apresentamos um panorama sobre a conclusão de diversas obras de recuperação de estradas do RN”, disse, ao falar sobre o café com jornalistas.

Caminho livre
Fátima, inclusive, respondeu às críticas que apontam a demora para a sua gestão iniciar os reparos e melhorias nas estradas, contando como foi ignorada durante a gestão de Jair Bolsonaro na tentativa de conseguir o dinheiro para a reforma das RNs. Investimento que foi aprovado no primeiro ano do atual Governo Lula, o que possibilitou o início das obras em 2024. Aliás, Fátima ressaltou que nunca andou tanto pelos ministérios em Brasília como tem andado no seu segundo mandato. Com Lula presidente o caminho tem sido livre e sem obstáculos.

Papo aberto
O café com a governadora Fátima Bezerra serviu como um bate-papo informal, durante o qual Fátima abordou os assuntos mais pertinentes de sua administração. Além das estradas, ela contou sobre as realizações e planos para a educação, a segurança e a saúde, apresentando as dificuldades enfrentadas em cada uma dessas áreas. Entre os anúncios mais importantes, sem contar com as diversas estradas estaduais que estão, objetivamente, saindo do papel e sendo completamente reestruturadas após longos anos de abandono, ela destacou as reformas de escolas estaduais e entregas das UERN’s.

Entre o sonho e a realidade
As redes sociais do ‘coach’ picareta e criminoso (vide condenação judicial) Pablo Marçal não saíram do ar porque ele está sendo perseguido ou tendo a sua liberdade de expressão atacada, como, inacreditavelmente, alguns de seus fãs sonham e acreditam, mas porque ele estava cometendo crime eleitoral às vistas de qualquer cidadão que tenha acesso aos aplicativos em questão. O próprio Marçal contou em vídeo (já compartilhado em todas as redes sociais) como preparou o crime e o colocou em prática.

É crime!
Ao acolher a ação do PSB contra Marçal, a Justiça Eleitoral (e não estamos falando de ‘Xandão’) deixou claro que “monetizar cortes” nas redes para favorecer o candidato é o mesmo que disseminar continuamente uma imagem “sem respeito ao equilíbrio que se preza na disputa eleitoral”. “Notadamente o poderio econômico aqui estabelecido pelo requerido Pablo suporta e reitera um contínuo dano e o faz, aparentemente, em total confronto com a regra que deve cercar um certame justo e proporcional”, diz a decisão, que ressalta: “Não se está, nesta decisão, a se tolher a criação de perfis para propaganda eleitoral do candidato requerido, mas apenas suspender aqueles que buscaram a monetização dos ‘cortes’ por meio de terceiros interessados”.

Pensado
Isso significa que o candidato pode, sim, contratar pessoas para trabalharem nas redes oficiais da campanha, mas jamais para fazerem propaganda em suas próprias páginas pessoais e ganhar dinheiro com isso. Segundo juristas de reconhecimento nacional, a legislação eleitoral proíbe de forma absoluta que se pague a terceiros para fazerem propaganda em seus perfis. E o passado criminoso de Marçal, quando escolhia vítimas para serem virtualmente roubadas, segundo concluiu a Justiça, não deixa dúvidas de sua intenção…

Quem preza pela democracia
A punição contra aplicativos de mensagens ou de redes sociais que não colaboram com a Justiça e que permitem o cometimento de crimes em suas plataformas, e contra os usuários que praticam crimes usando esses espaços, não é algo que só acontece no Brasil ou em ‘ditaduras’, como quer fazer acreditar a extrema-direita por aqui. A Austrália e a União Europeia são exemplos disto. O bilionário Pavel Durov CEO do aplicativo de mensagens Telegram foi preso no aeroporto de Bourget, nos arredores de Paris, França, há poucos dias. O motivo, segundo a imprensa local, é o resultado de uma investigação policial preliminar, atribuída à falta de moderadores no aplicativo. Na Austrália, a Justiça ordenou a remoção de vídeos criminosos e foi acusada de censura por Elon Musk. E por aí vai…

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________