Candidatos a prefeito de Natal. Fotos: Divulgação

Candidatos a prefeito de Natal. Fotos: Divulgação

Política

Eleições Conheça as propostas dos candidatos à prefeitura de Natal para a saúde

Os postulantes à cadeira no Palácio Felipe Camarão, sede do Executivo municipal, defendem aumento nos serviços de emergência, concursos e ampliação dos serviços hospitalares na capital potiguar

por: NOVO Notícias

Publicado 26 de agosto de 2024 às 13:02

Candidatos à Prefeitura do Natal – Foto: Reprodução

Com seis candidaturas à prefeitura de Natal oficializadas, o natalense já pode conferir as propostas dos postulantes para resolver problemas da saúde na cidade. Os postulantes propõem reformas e ampliações das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A maior parte dos projetos também fala sobre o crescimento da rede de serviços para a saúde mental.

Além disso, os concorrentes à cadeira no Palácio Felipe Camarão, sede do Executivo municipal, defendem necessidade de criar ou modernizar hospitais municipais para atender melhor à demanda da população. Outra pauta em comum é a necessidade para capacitar e contratar mais profissionais para os serviços de saúde do município, para reduzir a pressão sobre os hospitais públicos da capital.

Em 6 de outubro, os natalenses poderão escolher nas urnas entre os seguintes candidatos: Carlos Eduardo, pelo PSD (55); Hero, pelo PRTB (28); Nando Poeta, pelo PSTU (16); Natália Bonavides, pelo PT (13); Paulinho Freire, pelo União (44); e Rafael Motta, pelo Avante (70).

Carlos Eduardo (PSD)

O candidato propõe a ampliação e reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), com destaque para a construção de um novo Hospital Municipal e a transformação da Maternidade Dr. Leide Morais em um Hospital da Mulher. Ele também prioriza o fortalecimento da atenção básica, aumentando as equipes médicas, modernizando o sistema de marcação de consultas, e expandindo o atendimento domiciliar e cuidados paliativos. A revitalização da saúde bucal, com maior investimento em equipes odontológicas, é outra proposta central. Carlos Eduardo defende a criação de um atendimento especializado e humanizado, com foco em crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além da expansão dos serviços especializados nos quatro distritos sanitários de Natal. A saúde da mulher e do recém-nascido será reforçada com a ampliação dos serviços de pré-natal, assistência ao parto, e campanhas de prevenção ao câncer. Outras iniciativas incluem a ampliação da cobertura vacinal, modernização dos serviços de urgência e emergência, reativação do serviço de motolância no SAMU, e a criação do programa Remédio em Casa, que entregará medicamentos a pessoas vulneráveis.

Heró (PRTB)

O candidato propõe criar postos de saúde 24 horas nos bairros de Natal, com foco no atendimento local para evitar o deslocamento da população. Ele defende a criação de um plantão médico 24 horas em hospitais e postos de saúde, além da capacitação de profissionais em geriatria, gerontologia e atendimento humanizado. Heró também planeja fortalecer o SUS, implantar o Serviço Móvel de Saúde e de Odontologia, integrar o sistema CONECTA SUS e implementar videoatendimento por médicos. Ele propõe a contratação de psicólogos e psiquiatras para o tratamento de jovens e a realização de um concurso público para criar 1.300 vagas na saúde em 2025. Outras propostas incluem o fortalecimento dos programas de atenção integral à saúde de diferentes grupos, a criação de um Pronto Atendimento moderno e a melhoria das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realizar exames simples e complexos. Heró também pretende criar um hospital municipal de urgência/emergência na Zona Norte de Natal, reativar o SAMU, e construir Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para tratar dependências químicas. Ele defende a ampliação do abastecimento das farmácias públicas com medicamentos e o cumprimento dos planos de salários e carreiras dos funcionários da saúde.

Nando Poeta (PSTU)

A proposta de Nando Poeta (PSTU) para a saúde destaca a necessidade de aumentar os investimentos em um sistema de saúde exclusivamente público. Ele defende a reestruturação e ampliação de toda a rede municipal, assegurando um SUS 100% público e estatal, sem terceirizações ou privatizações. Nando Poeta critica a destinação de recursos públicos para o setor privado, argumentando que isso enfraquece a rede pública de saúde. Ele aponta problemas como o déficit de leitos, a infraestrutura precária na atenção básica, a falta de insumos e medicamentos, e a desvalorização dos servidores, com o não pagamento de seus direitos.

Natália Bonavides (PT)

A candidata propõe políticas de saúde orientadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em um conceito ampliado de saúde que abrange saneamento básico, moradia digna, trabalho salubre, educação, e outros fatores essenciais para uma vida plena. Ela defende o fortalecimento da participação social na saúde, envolvendo o Conselho Municipal de Saúde e outras organizações comunitárias, e o aprimoramento das relações federativas para garantir a continuidade do cuidado nas redes de atenção. Bonavides também planeja transformar a Atenção Primária à Saúde (APS), melhorando a distribuição de insumos, medicamentos e equipamentos, e integrando a APS com a Atenção Especializada. Outras propostas incluem a criação de uma política de educação permanente para trabalhadores da saúde, a informatização dos serviços com a implementação de prontuários eletrônicos, e a reestruturação dos serviços de saúde bucal e assistência farmacêutica. Além disso, Bonavides planeja fortalecer ações de saúde sexual e reprodutiva, promover equidade em saúde para grupos vulneráveis, e reestruturar a Atenção Especializada e o atendimento pré-hospitalar.

Paulinho Freire (União)

O candidato propõe expandir os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) em Natal, com a construção de novas Unidades Básicas de Saúde nas zonas Norte e Oeste e a ampliação do horário de atendimento para das 7h às 19h em 100% das unidades. Ele também sugere a implementação da “Plataforma Inova Saúde” para agendamentos online, bem como a adoção de prontuários eletrônicos integrados em toda a rede de saúde municipal. Outras propostas incluem a criação de novas Academias da Saúde, a expansão das Equipes de Consultório de Rua, a criação de Centros Especializados em Saúde da Mulher e Reabilitação, e a ampliação dos serviços de saúde mental com novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Além disso, Freire defende a implantação da telemedicina, a criação de postos de coleta de exames em todos os bairros, e a implementação de um programa de entrega domiciliar de insumos e medicamentos. Ele também sugere a criação do “Projeto Saúde Única” nas quatro regiões administrativas da cidade que possuem populações vulneráveis na área da saúde humana, animal e ambiental, por meio de metodologia transdisciplinar e multissetorial em saúde, com diferentes setores, instituições e profissionais.

Rafael Motta (Avante)

O candidato propõe garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos os cidadãos, em todas as idades, com atendimento humanizado. Ele sugere o uso de uma plataforma digital que facilite o acesso desde a saúde preventiva, com as equipes de saúde da família, até os serviços de média e alta complexidade. Além disso, Rafael enfatiza a importância de requalificar o espaço público mediante um urbanismo tático, visando humanizar as áreas da cidade e melhorar a qualidade de vida dos pedestres. Ele também propõe conservar e reformar as 270 praças existentes em Natal, tornando esses espaços úteis para a população.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags