Foto: Divulgação

Cotidiano

FORMALIZAÇÃO Informalidade representa 46% do mercado da confeitaria no Brasil, aponta estudo

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de julho de 2024 às 11:32

Foto: Divulgação

 

Formalizar um negócio e se posicionar no mercado ainda é um desafio para muitos microempreendedores. Segundo dados do IBGE, seis em cada dez profissionais autônomos estão na informalidade. No setor da confeitaria, esse número representa cerca de 46% do mercado, de acordo com o estudo conduzido pela Zupgo em parceria com a Associação Brasileira de Comércio de Artigos para Festas. Além da falta de profissionalismo que transparece para o consumidor, a informalidade também pode acarretar uma série de problemas fiscais, contábeis e administrativos.

“Além da falta formalização, outros erros comuns envolvem não separar finanças pessoais e do negócio, subestimar o fluxo de caixa, perder prazos fiscais, não se organizar com um planejamento financeiro e não definir a correta tributação da empresa. Para evitá-los, é fundamental manter registros detalhados, monitorar constantemente o fluxo de caixa com projeções, atentar aos calendários fiscais e, claro, contar com o suporte de um profissional experiente que possa realizar a contabilidade do negócio”, destaca Daniel Carvalho, contador e diretor da Rui Cadete.

As novas doces tendências

Para além da formalização, se manter em destaque no mercado da confeitaria exige estar atento às novas tendências. Segundo a mentora em gestão e precificação focada no setor, Vivi Costa, acompanhá-las e compreendê-las é crucial para o sucesso de um doce microempreendimento. “Adaptar-se a essas mudanças não é apenas necessário para se manter competitivo, mas também para prosperar no mercado atual. Tendências como o delivery e o digital, vieram para ficar. Ambas oferecem conveniência ao cliente e ampliam o alcance e a visibilidade do empreendimento”, enfatiza Costa.

Descomplicar o processo de vendas, administração e marketing na confeitaria é o principal objetivo do ‘Papo de Confeiteiras’ liderado por Vivi Costa, que acontece nos próximos dias 22 e 23, no Hotel Holiday Inn, em Natal. Na sua terceira edição, o evento espera mais de 300 confeiteiras profissionais e amadoras da capital e do interior para uma imersão intensiva, com a participação de doze palestrantes reconhecidos no segmento. Durante dois dias, o foco será proporcionar uma visão abrangente sobre negócios sustentáveis no setor da confeitaria.

Os ingressos para o evento podem ser adquiridos no site oficial. “A expectativa é de que o “Papo de Confeiteiras” não apenas capacite profissionais, mas também fortaleça a rede de apoio e colaboração entre confeiteiras, promovendo um ambiente de crescimento mútuo e desenvolvimento sustentável para o setor”, afirma Vivi Costa. Ingressos disponíveis em: https://papodeconfeiteiras.com.br/papo-de-confeiteira-2024/
______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags