A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta terça-feira (25) uma resolução que proíbe a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde e estéticos.
A decisão foi tomada para proteger a saúde e a integridade física da população brasileira, uma vez que não foram apresentados à Agência estudos que comprovem a eficácia e segurança do fenol para tais usos.
A medida cautelar será mantida enquanto ocorrem investigações sobre os potenciais danos associados ao fenol. A proibição surge dias após o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) entrar com uma ação na Justiça Federal para pedir a suspensão da venda de substâncias químicas à base de fenol para não médicos. A iniciativa do Cremesp veio em resposta à morte do empresário Henrique Silva Chagas após um procedimento de peeling de fenol em São Paulo.
Henrique passou por uma limpeza de pele, seguida de anestesia e aplicação de fenol. Após o procedimento, ele começou a passar mal e foi socorrido por Natalia Becker, responsável pela aplicação, e outras funcionárias. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas constatou a morte do empresário na própria clínica.
Riscos do peeling de fenol
O peeling de fenol é um procedimento que aplica uma solução cáustica na pele, causando queimaduras e descamação. Embora utilizado para suavizar rugas e manchas, o método é arriscado.
Especialistas alertam que ele pode causar escurecimento permanente da pele, cicatrizes e problemas cardíacos, devido à cardiotoxicidade do fenol. O fenol pode alterar a frequência cardíaca, causando arritmias e, em casos graves, parada cardíaca.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias