Últimas

Cultura Festival de Teatro da UERN acontecerá entre 21 e 25 de outubro

Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern) vai acontecer entre os dias 21 e 25 de outubro

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de junho de 2024 às 09:35

O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Festuern) vai acontecer entre os dias 21 e 25 de outubro, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró. O lançamento oficial desta 18ª edição aconteceu na tarde de hoje, 24, no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi).

A solenidade contou com apresentações culturais do grupo de teatro Poetas Pensadores, da Escola de Artes, e da Cia Escarcéu de Teatro, além da presença de autoridades e estudantes de escolas municipais.

Na oportunidade, foram apresentadas as novidades desta edição e as normas para participar do maior festival de teatro escolar do RN. No site oficial é possível realizar a inscrição, que vai de hoje, 24, e segue até o dia 14 de julho.

Neste ano, serão 30 grupos escolares participantes, com a expectativa de mais de 700 participantes e cerca de 05 mil espectadores somando todos os dias de evento.

A reitora Cicília Maia ressaltou a importância que o Festuern alcançou com o passar dos anos, inclusive sendo reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do RN, através da Lei Nº 11.668, de 10 de janeiro de 2024.

“Mais uma vez a nossa Universidade coloca a sua digital, por que entende que é imprescindível essa articulação entre educação, arte, cultura e música para a formação humana e cidadã de todos os sujeitos que passam pelo Festuern”, destacou.

O titular da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e coordenador geral do Festuern, professor Esdras Marchezan, agradeceu a parceria de entidades como a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), corealizadora do Festival, a Fundação José Augusto, o grupo TCM Telecom e as comunidades escolares.

“Esse festival só acontece por causa de vocês estudantes, que demonstram a confiança nesse projeto da Universidade, pais, mães, professores, diretores de escolas que acreditam e se esforçam para trazer a cada ano um espetáculo mais belo que o outro”, agradeceu.

Para José Gilson Matias Barros, diretor-geral da Fundação José Augusto, “antes de tudo, o Festuern difunde, promove e socializa o diálogo entre os jovens. É um momento de interação, de confraternização e isso mexe muito com o imaginário de todas as crianças e adolescentes”.

A diretora executiva do grupo TCM Telecom, Stella Maris, comentou que era “com imensa alegria e satisfação que chegamos a mais uma edição do Festuern. Estar participando desta 18ª edição tem um valor singular. Acreditamos que é por meio da cultura e da educação que acontece a transformação na vida das pessoas”.

Representando o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, a primeira-dama do município ressaltou que trata-se de “um momento de valorizar e enaltecer a nossa cultura, parabenizando todos os estudantes artistas que vão participar de mais do Festival”.

Para Lucídio Clebeson, diretor administrativo da Funcitern, “é muito gratificante participar de atividades como essa, pois nossa Fundação vai para além da ciência e tecnologia, mas também do artístico e cultural. Que o Festuern possa, a cada ano, se tornar ainda maior e melhor”.]

Complexo Cultural da Uern torna-se espaço de referência para teatro na zona Norte de Natal
 
O Complexo Cultural da Uern tem se tornado um espaço de referência para todas as artes na zona Norte de Natal, em especial para o teatro. Na última sexta-feira (21), o espetáculo “Bonita – O Amor de Lampião” teve ingressos esgotados menos de 24 horas depois de disponibilizados para a apresentação única e gratuita no CCUern.
No final de maio, o público recebeu com entusiasmo o furgão do CineSolarzinho, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, que estacionou no pátio do Complexo Cultural com duas sessões de cinema, pipoca e entrada grátis.
As apresentações do grupo de teatro da Escola de Extensão da Uern (EdUCA), o Baobá, bem como de outros convidados, tem lotado a sala de práticas periodicamente, como comemora o diretor artístico, Denilson David. O projeto “Arte em Cena”, realizado pelo Baobá em parceria com a EdUCA, tem sido essencial para revitalizar a cena teatral na zona Norte de Natal. Nossas apresentações, no Complexo Cultural da Uern, estão sempre lotadas, o que demonstra o entusiasmo e o apoio da comunidade local”, conta.
“Além de nossas produções, temos o prazer de receber grupos teatrais de toda a cidade, promovendo uma rica troca cultural. Para mim, o “Arte em Cena” é uma prova viva do potencial artístico-cultural da zona Norte de Natal, uma região frequentemente esquecida e marginalizada pelo poder público. Ver nossa sala sempre cheia e sentir o entusiasmo do público reafirma a importância do nosso trabalho e o impacto positivo que ele tem na comunidade”, ressata David.

Carente de espaços culturais e de lazer gratuitos, a população da zona Norte de Natal acolheu o Complexo Cultural, prestigia todas as programações durante o ano e anseia pela volta do teatro do CCUern.

“O trabalho com a formação e o Grupo de Teatro Baobá, nos últimos seis anos, tem transformado a comunidade em atores e em plateia. Isso muito nos orgulha por ser a UERN esse veículo de cidadania cultural na região”, conclui a diretora da EdUCA, professora Irene van den Berg.

Bonita na ZN

A apresentação de sexta-feira (21) foi do Grupo de Teatro Boca de Cena, com produção da Godiva Produções, apoio do Grupo de Teatro Baobá/Educa Uern e realização da Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
O espetáculo “Bonita – O Amor de Lampião” é um misto de romance, comédia e música, com texto de Georgino Nobre e adaptação e direção de Rubinho Rodrigues, que conta a história do casal mais famoso do Nordeste, “sem defender ou acusar, apenas contando pro povo o que eles só ouviram falar”.

O Grupo de Teatro Boca de Cena é um coletivo teatral independente de Natal/RN, com 23 anos de história, sendo atualmente composto por oito mulheres idosas, que visam difundir os benefícios do fazer artístico durante o envelhecimento.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags