Na sua primeira aplicação, o “Soneca Escolar” dobrou a velocidade de leitura dos alunos de 1º ano. Agora a ideia é levar a iniciativa para escolas públicas da rede estadual do Rio Grande do Norte. Mas para isso eles precisam de ajuda
Publicado 8 de junho de 2024 às 15:34
O Laboratório de Sono, Sonhos e Memória, coordenado pelo professor Sidarta Ribeiro, está com uma campanha de financiamento coletivo aberto para um projeto inovador e de grande valor pedagógico: colocar os estudantes para dormir na sala de aula. E com isso elevar a velocidade de leitura dos estudantes.
Na sua primeira aplicação, o “Soneca Escolar” dobrou a velocidade de leitura dos alunos de 1º ano. Agora a ideia é levar a iniciativa para escolas públicas da rede estadual do Rio Grande do Norte. Mas para isso eles precisam de ajuda.
No vídeo abaixo, Sidarta Ribeiro fala sobre os benefícios do sono e explica o projeto:
“O sono sempre foi tido como um inimigo da professora e do professor, um inimigo do aprendizado na escola. Mas o que nós vimos nos últimos quase 20 anos de pesquisa é o contrário: o sono pode ser muito importante para consolidar o aprendizado de longo prazo”, conta Sidarta Ribeiro.
O protocolo consiste em três semanas de atividades que trabalham o espelhamento de letras (quando a criança confunde o “p” com o “q”, por exemplo) por meio da estimulação dos sentidos que não sejam a visão, seguidas de até duas horas de sono depois do almoço.
“É uma estratégia de baixo custo que pode ser aplicada em qualquer escola”, diz Flora Assaf, mestranda em Neurociência e responsável por esta etapa da pesquisa. “O objetivo é levar a Soneca Escolar para a rede pública estadual do Rio Grande do Norte e mostrar os benefícios do sono em larga escala”.
O aumento da velocidade de leitura é importante para que as crianças se tornem leitoras assíduas, o que repercute positivamente durante toda sua formação escolar. O Laboratório de Sono, Sonhos e Memória faz parte do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Na página do financiamento coletivo há mais detalhes sobre como o projeto será desenvolvido e inclusive uma planilha que explica como o dinheiro será empregado.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias