O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou o processo que pedia a cassação do deputado federal André Janones (Avante-MG), acusado da prática conhecida popularmente como “rachadinha”, quando salários de funcionários ligados ao seu gabinete teriam sido rateados e desviados para cobrir despesas de campanha.
Janones foi parar no Conselho de Ética após uma representação feita pelo Partido Liberal (PL), em novembro de 2023. O pedido de cassação foi fundamentado com áudios atribuídos ao deputado, e que indicaria a participação dele no esquema supostamente ocorrido em 2019, período que compreende o primeiro mandato de Janones na Câmara dos Deputados.
O arquivamento ocorreu após pedido do relator do processo no Conselho de Ética, o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP), que alegou que o fato ocorreu noutra legislatura, e que por não ter sido no atual mandato, o pedido do PL não merece prosperar, apontando a existência de precedentes que indicam o arquivamento do processo. No total, o arquivamento teve 12 votos favoráveis e cinco contrários.
De acordo com Boulos, o Conselho de Ética não deveria analisar o mérito da suposta ‘rachadinha’, apontando que esse deve ser o trabalho da justiça.
Após a decisão, uma confusão se formou envolvendo deputados governistas e oposicionistas, o que precisou da intervenção da Polícia Legislativa. O principal embate foi entre Janones e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), mas envolveu dezenas de parlamentares. André Janones precisou ser escoltado para sair do recinto.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias